Delegada Amanda Celestino deixa a Delegacia da Mulher e assume a de crimes patrimoniais e ambientais

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Carta de agradecimento

Despeço-me hoje dos trabalhos à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Itabira, após 7 anos de atuação nesta especializada, tendo em vista minha designação para assumir as investigações relacionadas a crimes patrimoniais e ambientais nesta regional.

Agradeço imensamente o apoio de todas as pessoas que conheci ao longo desses anos de trabalho no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher.

Construímos uma rede de atendimento que hoje é exemplo em Minas Gerais. Conquistamos a atuação especializada no atendimento psicossocial, selamos convênio com o Consórcio Mulheres das Gerais quando pensávamos ser impossível um município fora da região metropolitana realizar tal pactuação.

Capacitamos cerca de 700 servidores em quatro meses, desenvolvemos um fluxograma humanizado, nos capacitamos e vimos nascer o grupo reflexivo para autores de violência doméstica, o que hoje é medida estampada na Lei Maria da Penha pela recente alteração promovida pela Lei n. 13.984/2020. Fomos escolhidos pioneiramente para desenvolver projeto da ONU Mulheres para equidade de gênero e logo mais colheremos os resultados desta parceria.

Em breve, uma nova Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher será entregue em Itabira com espaço físico adequado para a prestação dos atendimentos policiais e investigação de crimes contra a mulher, idosos, crianças e adolescentes e crimes sexuais.

Ao longo desses anos, foram vários seminários, capacitações, palestras e campanhas desenvolvidas no enfrentamento à violência doméstica no município. Desligo-me destas atividades com sentimento de dever cumprido e de ter colaborado um pouco para minimizar os impactos da violência doméstica na vida das mulheres que vivem em Itabira.

Sinto-me honrada de ter composto a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a primeira desde 2013 e, o segundo, desde sua criação em 2015, fruto também do empenho de uma atuação focada no desenvolvimento de políticas públicas para mulheres em Itabira.

Destaco a parceria sempre acolhedora e colaborativa do Prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, da Vice-Prefeita de Itabira Dalma Barcelos e dos seus secretários, bem como do apoio fundamental da juíza de direito Cibele Mourão, com a qual dividi as expectativas e projetos de dias melhores para as mulheres de Itabira e com quem muito aprendi ao longo desses anos.

Registro minha admiração aos promotores de justiça com atuação na matéria, à OAB, nas figuras do Dr. Bernardo Rosa e do querido Dr. Geraldo Menezes, que já não está mais entre nós. Minha admiração à Polícia Militar, na figura do Comandante do 26º BPM, Tenente-Coronel Hudson Ferraz, sempre muito disponível em oferecer recursos para o atendimento das mulheres em situação de violência, a exemplo da implantação da Patrulha de Prevenção da Violência Doméstica em Itabira, com o destacamento de policiais vocacionados ao atendimento de mulheres em situação de violência.

Agradeço aos vereadores destes últimos anos que apoiaram as ações relacionadas à violência doméstica, às associações de bairro, clube de mães, à Interassociação e a todos aqueles que tornaram mais fáceis o desafio dos últimos anos.

Agradeço à imprensa itabirana, que sempre foi parceria na divulgação das iniciativas e projetos por mim desenvolvidos à frente da DEAM, bem como na cobertura de ações policiais por mim coordenadas.

Agradeço aos servidores administrativos e estagiários que passaram pela DEAM no período em que estive no comando desta especializada, os quais foram imprescindíveis para a alta produtividade da unidade policial. Agradeço também aos meus colegas delegados, escrivães, investigadores, peritos e médicos legistas que sempre deram suporte à DEAM.

Prolixa que sou, acabei me estendendo na despedida, mas precisava fazer jus aos aliados que reuni aos longo dos últimos anos. Um grande abraço à distância a todos.

Itabira, 24 de abril de 2020.

Amanda Machado Celestino
Delegada de Polícia

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário