No ritmo lento do país, Itabira ainda vacina quem tem 65 anos, além da segunda dose para quem já deu início à imunização

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Com muito atraso, pelo fato de a Secretaria Municipal de Saúde só ter recebido na semana passada vacinas suficientes para aplicar a segunda dose nas pessoas mais idosas, só agora terá prosseguimento a vacinação aos idosos com 65 anos, ou mais idade que ainda não foram imunizados, mediante agendamento.

Será também feito o complemento da imunização dos grupos prioritários, bastante elástico na área de saúde, contemplando profissionais que não estão em atendimento a pacientes com Covid-19 e até mesmo quem não faz atendimento ao público.

Além disso, são poucos os imunizantes que têm chegado a Itabira. Na segunda-feira (12), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) só encaminhou 2.540 doses, entre imunizantes da AstraZeneca e da Coronavac à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que chegaram com destinação já previamente estabelecida, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Com essas doses de vacinas, serão também imunizados agentes da força de segurança pública, e a maior parte será destinada aos idosos ainda na faixa entre 65 e 69 anos. E, também, para a segunda dose destinada aos idosos com idade entre 70 e 74 anos.

Segundo informa a mesma secretaria, estão sendo convocados também para essa fase as pessoas que tem 65 anos e que ainda não deram início à imunização.

Para serem imunizadas, quem tem 65 anos deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Além disso, agentes dos PSFs estão entrando em contato com quem tomou a segunda dose e precisa tomar a segunda para que a imunização seja completada, também nesta fase da campanha.

Já os idosos com idade entre 70 e 79 anos receberão a segunda dose da Coronavac a partir da próxima semana. A SMS de Itabira passa a seguir a nova recomendação do Instituto Butantan, para que a janela entre primeira e segunda doses seja de 28 dias e não mais 14.

Para essa etapa, os idosos devem se dirigir a um dos estacionamentos com o sistema de drive-thru, mas antes devem aguardar o anúncio das escalas. Podem também se informar no posto de saúde mais próximo de suas residências.

Forças de segurança

Na semana passada, com a remessa de 5.260 doses encaminhadas a Itabira, a grande maioria (4.870) foi destinada à segunda dose para completar a imunização de idosos entre 70 e 79 anos. O restante está sendo destinada à segunda dose de profissionais de saúde e primeira dose de forças de segurança.

Na semana passada, a GRS já havia repassado à SMS de Itabira uma remessa com 5.260 doses. Desse total, a grande maioria (4.870) é destinada à segunda dose de idosos entre 70 e 79 anos.

Os demais imunizantes serão destinados para a segunda dose de profissionais de saúde e primeira dose de forças de segurança, que começaram a ser imunizados nesta terça-feira (13).

A distribuição das vacinas segue nota técnica do Ministério da Saúde, que incluiu os profissionais de segurança envolvidos nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Em correspondência ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itabira pede para que sejam incluídos, entre os grupos prioritários, os profissionais da Itaurb que trabalham na limpeza urbana e coleta de resíduos no município.

A SMS ainda aguarda o envio de remessas para avançar com a imunização dos idosos de 60 a 64 anos, além dos demais públicos prioritários. A expectativa é de que as novas doses cheguem ao município na próxima semana.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário