Festival de Inverno prossegue em Itabira com abertura de exposição, espaços culturais e show de Ana Couttinho

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Nesta quinta-feira(15), às 16h, na galeria do Centro Cultural de Itabira será aberta a exposição Raízes, que procura resgatar um pouco da história do festival de inverno, iniciado em 1974, na administração do ex-prefeito Virgílio Gazire (1973/76).

Na abertura, o ex-prefeito Jairo Magalhães Alves (1978/82), que construiu o centro cultural, entusiasta do desenvolvimento cultural do povo itabirano, assim como a professora Myriam de Souza Brandão, gestora e principal idealizadora do festival, recebem homenagens póstumas, que serão entregues aos seus familiares pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

O 47º Festival de Inverno de Itabira teve início na sexta-feira (9) e se estende até 31 de julho. Confira a agenda do festival aqui: https://cutt.ly/SmWvTxN. Paralelamente ocorre também a mostra Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, permanecendo exposta em Itabira, na praça do Areão, até 10 de setembro. É parte do aquecimento para o primeiro Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), programado para outubro, na Semana Drummondiana.

Saiba mais aqui: Itabira tem encontro marcado com Drummond, Portinari e Cervantes, a partir deste sábado, na praça do Areão

Ana Couttinho apresenta o espetáculo Entrecordas

A ex-superintendente da Fundação Cultural Ana Cristina Vieira Coutinho, agora adotando o nome artístico de Ana Couttinho, volta a se apresentar no palco do Centro Cultural nesta sexta-feira (16), às 20h, com transmissão virtual pelo canal da FCCDA.

O espetáculo Entrecordas, novo álbum musical da artista itabirana, é o nono de sua carreira artística. Segundo a cantora e compositora, “traz a memória e a contemporaneidade” de suas composições e de parceiros, “envoltas em todas as cordas possíveis.”

No repertório do show consta os singles Os Dias e Brisa, também lançada em clipe, formato remix, com participação de 107 pessoas, entre artistas, personalidades, famílias, indígenas e bebês.

Confira em https://youtu.be/vpCpBTPEaTg. E também em https://anacouttinho.bandcamp.com.

Enfim, Drummond erótico em Itabira pelo Viravoltear

Ingressos para a peça teatral Brincar e sonhar é só começar, com a Companhia Itabirana de Teatro, no sábado (17), às 16h, assim como para o sarau poético Elaeu, do coletivo Viravoltear, nesta sexta-feira, em duas sessões (20h e 22h), estão disponíveis na plataforma Sympla. https://www.sympla.com.br/eventos?s=fccda&tab=eventos.

O número de ingressos para a peça teatral é limitado a 30 pessoas e 20 para o sarau. Além de aferir a temperatura, espera-se que todos mantenham o distanciamento social, assim como é obrigatório o uso de máscara.

A faixa etária para o sarau poético é a partir de 18 anos. A proposta é de um sarau poético erótico performático, com poemas pouco explorados da obra drummondiana.

Já para a peça teatral a faixa etária é livre. No espetáculo a Companhia Itabirana narra as aventuras de uma contadora de histórias que se envolve com os seres fantásticos em uma viagem proporcionada pelo rodopio do redemoinho.

Portas abertas nos espaços culturais de Itabira

Espaços culturais de Itabira, como a Fazenda do Pontal, voltam a se abrir para visitas agendadas (Foto: Carlos Cruz e Divulgação)

Com o controle necessário com as medidas preventivas e protetivas, que são individuais e coletivas, a FCCDA reabre os seus espaços culturais para visitas: Casa de Drummond, Fazenda do Pontal e Casa do Brás para visitação.

Para isso serão seguidos os protocolos sanitários estabelecidos pela Portaria nº 26, com recomendações técnicas que integram o Plano de Retomada dos patrimônios culturais e eventos, de acordo com as diretrizes do Programa Minas Consciente. E também seguindo os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Daí que o número diário de visitas é restrito, devendo ser agendada antecipadamente, pelos seguintes telefones:

  • Casa de Drummond: (31) 3835-3894.
  • Fazenda do Pontal: (31) 3835-5532.
  • Casa do Brás: (31) 3835-2152.

Para mais informações, o interessado pode fazer contato com o Departamento de Produção Artística da FCCDA, pelo telefone (31) 3835-2102.

 Para mais detalhes, acesse: https://fccda.com.br/

Facebook: www.facebook.com/fccda

Instagram: www.instagram.com/fccda

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário