Exposição itinerante da fotógrafa Stael Azevedo retratando o congado itabirano é montada na pracinha do Pará

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Painéis com fotos da exposição Expressões de resistência do congado itabirano, da fotógrafa Stael Azevedo, foram montados na praça Doutor Nelson Lima, no bairro Pará – e fica até quinta-feira (22). Itinerante, segue na sexta-feira para o bairro Gabiroba.

Exposição itinerante fica na pracinha do Pará até quinta-feira. Depois segue para o bairro Gabiroba (Fotos: Carlos Cruz e Divulgação)

Trata-se de um registro fotográfico dessa genuína manifestação da cultura popular e integra a programação do 47º Festival de Inverno de Itabira, que neste ano procura resgatar as raízes da cultura local.

A exposição fotográfica é resultado de 15 anos de seguidos cliques que reportam o congado itabirano e os seus aspectos, revelando como essa manifestação cultural e religiosa resiste ao tempo e à própria indústria cultural, que a renega como legítima expressão artística de parte expressiva do povo brasileiro.

Para a fotógrafa Stael Azevedo, a exposição é uma homenagem a todos os congadeiros itabiranos. “Valoriza a cultura popular, mantendo-a viva”, considera.

É o que também pensa o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara, para quem é necessário esse registro como incentivo e meio de preservar a tradição artística-religiosa, ressaltando a força do congado de Itabira.

“Procuramos valorizar e mostrar aos itabiranos toda essa rica potencialidade itabirana para que a cultura popular permaneça viva em nosso município”, enfatizou.

A exposição permanece itinerante durante o Festival de Inverno, percorrendo diversos bairros da cidade. A assessoria de imprensa da FCCDA não informou, mas seria bacana se fosse montada também nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Que assim seja.

Saiba mais

Fotógrafa e historiadora, Stael pesquisa o congado itabirano há mais de 15 anos

O 47ª edição do Festival de Inverno de Itabira é uma realização da FCCDA e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Realizado desde 1974, o Festival acontece tradicionalmente no mês de julho.

A proposta desta edição é fortalecer a cultura local e regional, por meio de diversas atividades artísticas, presenciais e virtuais na maior parte da programação que se estende até 31 de julho.

Confira a programação em https://cutt.ly/NmHU3ix

Para mais detalhes acesse: https://fccda.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/fccda

Instagram: http://www.instagram.com/fccda

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

Deixe um comentário