Encontro marcado na Livraria Clube da Leitura é garantia de boa convivência entre livros e cafés

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Bem no centro da cidade, mas longe dos olhos de quem passa apressadamente pelas ruas, existe um lugar pensado para unir as pessoas em torno do livro e do prazer de um puro café.

Dentro da Galeria Bretas está instalada a Livraria e Cafeteria Clube da Leitura. Ao atravessar as suas portas, a impressão que se tem é de ser transportado para um universo paralelo.

No balcão da cafeteria, bolos caseiros (Fotos: Juliana Naves)

O ambiente é tranquilo e acolhedor. Com amplo acervo literário, música ambiente instrumental, luzes amareladas e um aroma constante de café entorpece e completa um conjunto de sensações – um convite para se sentar e esquecer o tempo.

Os atendentes têm amplo conhecimento sobre o acervo literário e sobre cafés. E logo no primeiro contato quem por lá passa se vê envolvido em deliciosos bate-papos sobre temas diversos que fluem naturalmente.

Não é à toa que a proprietária Juliana Naves costuma dizer que o lugar foi pensado “para unir pessoas”. No tempo que se passa por lá, perde-se a referência de horário, de clima – e foi-se embora uma tarde inteira em deliciosas conversas.

A sensação ao sair de lá é de alma leve e baterias energizadas. Na bagagem segue sempre uma nova amizade e o gostinho de café que permanece na boca por muito tempo. E o visitante leva também as novidades literárias ou a informação que acaba de chegar, trazida por algum outro frequentador.

Confraria 

Workshop com Márcio Braga Cruz, mestre de torra e proprietário de cafeterias

Há 21 anos atuando com foco no mercado de livros, a livraria dispõe de mais de 5 mil títulos literários – e dedicou seu mezanino exclusivamente ao público infantil e juvenil.

No primeiro piso, além de livros com as últimas novidades editoriais, o espaço dispõe de papelaria, seção de presentes e uma cafeteria super-aconchegante, integrada ao espaço para leitura.

A casa tem-se especializado cada vez mais em produzir cafés de alta qualidade, que não perdem para as cafeterias da capital. O espaço também tem sediado workshops sobre o tema, com degustação de cafés.

Workshop com João Vitor Dias, produtor de cafés especiais em São Gonçalo do Rio Abaixo

O serviço pode ser contratado também para pequenos eventos, mediante agendamento. Juntamente com os cafés, são oferecidos bolos caseiros, chocolates finos, utensílios para extração do café em casa.

O cliente pode levar para casa também grãos de vários produtores e safras selecionadas, que são moídos na hora e de acordo com a necessidade de cada comprador.

“Queremos caminhar para criar uma confraria do café e fazer jus ao nome de nossa livraria, tornando-a um clube de amigos da leitura e do café”, propõe a proprietária Juliana Naves.

Serviço 

Em meio a tanto stress e correria do cotidiano, vale abrir um espaço da sua agenda para um café, um bate-papo ou simplesmente para usufruir de um momento de introspecção e leitura.

A Livraria e Cafeteria Clube da Leitura funciona na Galeria Bretas de segunda à sexta-feira no horário de 9 às 20 horas. E aos sábados de 9 às 18 horas.

É comum ouvir dizer que Itabira não dispõe de opções de lazer. Mas eles existem, é preciso voltar os olhos para espaços culturais permanentes como é esse lugar aprazível no coração da cidade.

A Livraria e Cafeteria Clube da Leitura tem se tornado cada vez mais frequentada por quem aprecia a arte de viver bem. Fica a dica e o convite: vamos tomar um café?

 

Compartilhe.

Sobre o Autor