Aquecimento antropogênico aumenta a frequência de eventos de calor extremo

WhatsApp Pinterest LinkedIn +
O fluxo de calor antropogênico, ou de origem humana, na atmosfera próxima à superfície mudou os ambientes térmicos urbanos.

EcoDebate – Grande parte dessa flutuação foi observada com o rápido desenvolvimento da economia global e da urbanização desde a virada do século 21. Enquanto isso, o número de eventos de temperatura extrema na primeira década do século 21 cresceu mais rápido do que nos últimos 10 anos do século 20. Durante este período, os eventos de calor extremo urbano tornaram-se mais frequentes, quebrando recordes de temperatura com mais frequência.

“Encontramos as relações entre o fluxo de calor antropogênico e eventos de temperatura extrema …” disse o Prof. XIE Zhenghui, cientista do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências. “… incluindo eventos extremos de frio e calor, com base em sete índices de temperatura extremas, conduzindo o modelo avançado.”

210114 Calor Antropogênico
O fluxo de calor antropogênico reduz os eventos de frio extremo e aumenta os eventos de calor extremo. (Imagem por LIU Bin)

Muitos pesquisadores estudaram eventos de temperaturas extremas urbanas, incluindo o efeito do calor do fluxo de calor antropogênico de diferentes escalas de tempo, o efeito da ilha de calor urbana e as interações sinérgicas entre a ilha de calor urbana e as ondas de calor. No entanto, as relações entre o fluxo de calor antropogênico e eventos de temperatura extrema foram menos estudadas.

“O calor antropogênico aumentou a frequência e a tendência dos eventos de calor extremo, enquanto os eventos de frio extremo foram opostos”, disse o Prof. XIE. Junto com o Dr. LIU Bin, o XIE desenvolveu um estudo de caso em Pequim, China, analisando dados de calor antropogênico com base no consumo de energia.

Usando a versão Advanced Research (ARW) do modelo Weather Research and Forecasting (WRF), eles implementaram um esquema de representação dinâmica da liberação de calor antropogênica urbana. Sua pesquisa completa foi publicada em Advances in Atmospheric Sciences .

Ao analisar o processo dinâmico da camada limite da atmosfera, a equipe também encontrou diferenças na eficiência do aquecimento sazonal. Esta pesquisa pode ajudar a mitigar o impacto de eventos de temperaturas extremas em diferentes estações.

Referência:

Liu, B., Xie, ZH., and Coauthors, 2021: Increases in anthropogenic heat release from energy consumption lead to more frequent extreme heat events in urban cities. Adv. Atmos. Sci., https://doi.org/10.1007/s00376-020-0139-y

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

Institute of Atmospheric Physics*, Chinese Academy of Sciences

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Comentários estão fechados.