Vereadores cobram lista de vacinados e prestação de contas dos gastos públicos com o enfrentamento à Covid-19 em Itabira

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Para se ter mais transparência na campanha de imunização, vereadores itabiranos criaram um comitê parlamentar para acompanhar e fiscalizar os gastos e políticas públicas de combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) em Itabira.

Para isso, o presidente da Câmara, vereador Weverton “Vetão” Leandro Santos Andrade (PSN), solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que envie ao legislativo itabirano a lista com os nomes de todas as pessoas que já foram vacinadas no município.

O assunto foi mais uma vez abordado pelos vereadores na sessão de terça-feira (23). O esclarecimento é importante, pois tem gerado muitas desconfianças entre a população, principalmente depois que surgiram denúncias de fura-filas em Belo Horizonte, o que também pode ter ocorrido em Itabira.

E, ainda, depois que surgiram denúncias de que a irregularidade teria ocorrido também em Itabira, com o primeiro lote de mil vacinas exclusivas para quem trabalha na linha de frente ao combate à Covid-19.

Na ocasião, esse site Vila de Utopia solicitou à lista à Prefeitura., que alegou sigilo para preservar a privacidade das pessoas imunizadas.

Entretanto, assegurou que a lista foi encaminhada ao representante do Ministério Público, que acompanha e fiscaliza as medidas de enfrentamento à pandemia na Comarca de Itabira.

Os vereadores itabiranos querem saber quantas doses foram destinadas à Itabira e quantas pessoas foram vacinadas até o momento. E pede acesso a listagem com os nomes, profissão e idades das pessoas vacinadas, além do planejamento da campanha de vacinação no município.

“É válido ressaltar que tais informações se fazem necessárias para o cumprimento do dever de fiscalização, bem como é preconizado também pelo artigo 5, inciso XXXIII, da Constituição Federal. Solicito a resposta com urgência, urgentíssima”, cobrou o presidente da Câmara, em ofício encaminhado à secretária municipal de Saúde, Eliana Horta.

Repasses de recursos

Além dessa lista, o presidente do legislativo itabirano pede informações sobre os recursos repassados ao município pelos governos federal e estadual para o enfrentamento à pandemia, assim como foi aplicado parte desses recursos pela administração passada.

É preciso saber também quanto há ainda de saldo remanescente e como a atual administração planeja investir esses recursos. Os vereadores aguardam o envio desses levantamentos.

O presidente da Câmara recorda que o governo anterior deu início à construção de um hospital de campanha e questiona porque não houve continuidade do projeto.

“Houve recursos públicos investidos nessa empreitada? O governo atual tem planejamento de construção de um hospital de campanha? Qual é o projeto?”, indagou o presidente do legislativo itabirano na correspondência enviada à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário