Vereador reivindica construção de mais creches no município

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Na Semana Municipal da Criança e do Adolescente, que se estende até sexta-feira (6/10), com uma passeata a partir de 14h na avenida João Pinheiro e concentração em frente à rodoviária, o vereador Weverton “Vetão” Leandro Santos Andrade (PSB) cobrou na sessão dessa terça-feira (3/10), da tribuna do Grande Expediente, a abertura pela Prefeitura de novas creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) no município.

Vereador Vetão cobra abertura de mais vagas nas creches e nas EMEIs (Fotos: Carlos Cruz)

De acordo com o que ele apurou, Itabira conta com  1.087 crianças na faixa etária de zero a 5 anos matriculadas nas creches e nas EMEIs. Porém, há uma lista com mais de 1,2 mil crianças fora das creches e da pré-escola.

“Já temos jurisprudência que diz ser obrigação das Prefeituras assegurarem aos pais o direito à creche para os seus filhos e também à educação infantil. Quem não conseguir esse acesso para os filhos deve entrar com mandado de segurança para assegurar esse direito, que não está sendo observado aqui em Itabira”, sugeriu o vereador. “É um direito constitucional. Está previsto também no Estatuto da Criança e do Adolescente e na lei das diretrizes básicas da educação”, acrescenta.

O vereador acusa a Prefeitura de negligenciar a construção de novas creches e EMEIs, mesmo dispondo de recursos federais para esse fim. “Temos obras paradas, iniciadas com recursos do governo federal. Não é pelo fato dos recursos terem sido obtidos pela administração passada que essas obras devem ser abandonadas.”

Ele cita como exemplos os projetos de construção de EMEIs nos bairros Barreiro e Pedreira do Instituto, essa ainda em análise para aprovação do Ministério da Educação.

“Se estamos batalhando para conseguir emprego para o itabirano, se ele conseguir um trabalho, onde irá deixar os filhos? Se não houver vagas nas creches, o casal terá de definir quem irá trabalhar e quem ficará em casa cuidando das crianças”, salientou, descrevendo uma realidade que aflige muitas famílias itabiranas.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, limitou-se a confirmar os números da lista de espera por vagas nas creches e nas EMEI, apresentados pelo vereador oposicionista.

“Os números estão corretos. Não há vagas nas creches. (O governo) não tem, por ora, como aumentar a oferta”, respondeu, laconicamente.

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário