Vacine seu animal de estimação e o proteja contra a raiva, assim como a sua saúde e de seus familiares

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Quem tem cão e gato não pode deixar de vacinar seus animais de estimação. Para isso, será dada continuidade nesta sexta-feira (21), e no sábado, à campanha de vacinação antirrábica itinerante, que acontece no município desde  27 de julho.

Nesta sexta-feira, a imunização já está acontecendo nos bairros Abóboras, na sede da associação do birro (rua Sapucaia, 81), e Conceição, na igreja Nossa Senhora Aparecida (rua 21 de abril), no horário de 8h às 12h. E prossegue na parte da tarde, de 13h às 17h.

Já no sábado a campanha será desenvolvida na região central da cidade, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pará (rua Ipoema, 205).

E, também, na antiga sede da Gerência Regional de Saúde de Minas Gerais (GRS/MG), na rua Água Santa (em frente à rodoviária), no mesmo horário desta sexta-feira.

A campanha tem por objetivo impedir a propagação da raiva animal no município. Daí que todos cães e gatos com idade acima de três meses devem ser vacinados.

Solicita-se que os cães de grande porte sejam levadas com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em sacos de linhagem ou em caixa apropriada para o transporte.

Saiba mais

Doença aguda do sistema nervoso central, a raiva é uma enfermidade comum aos mamíferos. Portanto, pode afetar também os seres humanos, assim como é comum a maioria das zoonoses.

Os principais vetores da doença são cães, gatos e morcegos. A contaminação ocorre em contato com a saliva, mordidas ou até mesmo pela lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados.

A raiva tem alto grau de letalidade, que, mesmo sendo tratada, pode chegar a 100%. Daí que a campanha é imprescindível tanto para a proteção dos animais como também para a doença não afetar qualquer pessoa que tenha contato com cães e gatos.

A campanha de vacinação, segundo os organizadores, está sendo realizada em locais amplos e abertos. Ocorre desde 27 de julho – e prossegue até 3 de outubro.

Para facilitar o acesso da população com os seus animais de estimação, cerca de 40 postos volantes de vacinação foram estabelecidos nos bairros.

A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela campanha, não irá fornecer doses da vacina fora dos postos de vacinação. Somente será ministrada nos locais previamente definidos. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Zoonoses, pelo telefone 3839-2643.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário