Vacinação de idosos contra a gripe começa nesta segunda-feira. Mas não se apresse: em Itabira, primeiro serão imunizados os que têm mais de 80

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Tem início nesta segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza). Em Itabira, a vacinação ocorre nas unidades de saúde dos bairros – e também na Policlínica Municipal, na Vila Piedade. A campanha de imunização vai até 22 de maio, de acordo com cronograma a ser divulgado pelo Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesta semana, até sexta-feira (27), a prioridade é vacinar primeiramente quem tem mais de 80 anos. Na primeira etapa também serão imunizados os profissionais de saúde, priorizando os que atuam na rede primária de atendimento, hospitais, pronto-socorro – e também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) –, no atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

A partir de segunda-feira (30) serão vacinados os demais idosos, com idade entre 60 e 79 anos, como também os outros profissionais de saúde que não estão atuando na linha de frente no combate à pandemia.

Sem pressa

Portanto, se você tem mais de 60, e menos de 80 anos, não se apresse – e não se preocupe. Aguarde a próxima semana para ser vacinado. É que a vacina do ano passado continua valendo para os vírus antigos.

Mas a imunização neste ano é necessária para se precaver contra os novos vírus que chegam com a nova estação. Por isso, não deixe de se vacinar na hora e no tempo certo.

Entre os novos vírus que a imunização contra o influenza irá prevenir não está incluído o Covid-19, que ainda não tem vacina – e a única forma de se prevenir da doença, no momento, é ficar em casa no isolamento social, só no convívio com os familiares.

E para todo mundo que for vacinar, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para não sair de casa sem antes ligar para o posto de saúde de seu bairro.

E dessa forma se informar sobre o melhor horário e condição segura para receber a imunização contra a influenza – e assim não se expor a uma contaminação pelo Covid-19.

A Prefeitura estuda a possibilidade de vacinar o idoso sem que tenha de sair do carro em que for levado ao posto de vacinação (drive-thru). A medida é necessária para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Segundo explica a superintendente em Vigilância em Saúde, Thereza Andrade, que lidera a campanha de imunização contra a influenza, a vacina contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país.

Com isso, a expectativa é reduzir ao máximo a procura de atendimento nas unidades de saúde, que irão priorizar tratar os que forem contaminados pelo novo coronavírus. Só assim não haverá o colapso do sistema saúde, que, mesmo com o Serviço Único de Saúde (SUS), é precário em todo o país.

Com o paciente vacinado contra a gripe, a triagem fica mais fácil. Isso porque, no caso de a pessoa se apresentar com sintomas do novo coronavírus, que em muitos aspectos se assemelham com os da gripe comum, será mais facilmente diagnosticada – e tratada.

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Lugarino DIAS Duarte on

    Lula é o maior dissiminador de horrores,badernas,desorganização mental da infância à adulto no mundo inteiro;causando pânico mundial nas famílias. Desconstruiu a própria nação (BRASIL) , sendo o pior exemplo mundial em tudo ,inclusive manobras financeiras de seu PAÍS e a seu favor e de seu partido. Dool as finanças de seu país para beneficiar o comunismo mundial e países comandados por baixos escalões.
    De que adiantou dizer tudo isto ? Só serve para pessoas me enxergarem ao contrário e me pré julgar.
    Deixo por Deus continuar fazendo sempre ; assim como criou o Céu e a Terra , também criará o fim.

Deixe um comentário