“Transição para o novo governo começa tranquila”, diz a economista Cândida Morais, após reunir com a equipe nomeada por Ronaldo Magalhães

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Mesmo tendo o prefeito eleito Marco Antônio Lage (PSB) nomeado, desde 18 de novembro, a equipe que fará a transição do atual para o próximo governo, só agora o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) nomeou os membros de sua equipe, incumbida de repassar as informações de cada pasta da administração municipal ao novo governo, que toma posse em 1º de janeiro.

Antes de nomear a sua equipe de transição, Magalhães aguardou pela decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que julgou procedente o recurso impetrado pelo candidato eleito, por unanimidade, em 25 de novembro. Com isso, caiu a sentença de primeira instância proferida pelo juiz Dalmo Luiz Silva Bueno, da 132ª Zona Eleitoral da Comarca de Itabira.

Da mesma forma, também por unanimidade, o TRE-MG julgou procedente o recurso impetrado pelo vice Marco Antônio Gomes (PL). Ambos foram denunciados à justiça eleitoral por, supostamente, não terem se desincompatibilizados em tempo hábil de seus respectivos cargos no Instituto Minas pela Paz e na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) – e da direção da hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores. Ambas as acusações foram derrubas em segunda instância.

A nomeação das duas equipes de transição é prevista em lei e ocorre para que o novo governo possa se inteirar do funcionamento da administração municipal. Isso para que não ocorra descontinuidade de serviços essenciais e para que a máquina administrativa possa se movimentar sem atropelos e interrupções.

Encontros

De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura, Valério Adélio, as duas comissões já se reuniram ontem na Prefeitura. A equipe do governo eleito já dispõe de uma sala exclusiva na sede do Parque Natural Municipal Mata do Intelecto, para onde deve retornar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atualmente instalada, provisoriamente com a pandemia, no antigo escritório do Areão, da Funcesi.

“A transição será bem tranquila, com os nossos secretários e assessores disponibilizando todos os dados. A partir de hoje, a equipe do novo governo já começa a se reunir com cada uma das secretarias”, informa o assessor de imprensa da Prefeitura.

A coordenadora da equipe de transição do novo governo também avalia positivamente o primeiro contato com a equipe nomeada pelo prefeito Ronaldo Magalhães. “A reunião foi positiva”, diz Cândida Morais, que acredita também que a transição será facilitada pela equipe do atual governo.

“Já estamos trabalhando desde a nossa nomeação. O tempo é curto”, conta a coordenadora, que está preocupada com a exiguidade de tempo até a posse. Mas ela acredita que, com a boa sintonia já estabelecida entre as duas equipes, o fluxo de informação será intenso.

Para isso, diz, já foi disponibilizado o acesso aos sistemas internos de informação com todos os bancos de dados da Prefeitura. “Foi um grande passo. Com isso, não vamos ter que solicitar relatórios constantemente”, considera a coordenadora da equipe de transição do prefeito eleito Marco Antônio Lage.

Equipes

Equipe de transição do novo já está trabalha desde 18 de novembro, mas só agora tem-se reunido com o atual governo (Fotos: Divulgação e Carlos Cruz)

Pelo atual governo, a transição será feita pelos secretários Marcos Alvarenga Duarte (Fazenda), Celso Matosinho da Silva (assessor de Projetos), Deoclécio Fonseca Mafra (chefe de Gabinete), Leonardo de Souza Rosa (Procurador Jurídico) e Maria Regina Silva Oliveira Camilo (Administração). A nomeação foi publicada, nessa quarta-feira (2), por meio de portaria dispondo sobre o processo de transição do poder executivo municipal para a gestão 2021/24).

Já a equipe nomeada pelo prefeito eleito será coordenada pela economista Cândida Izabel de Campos Morais, especialista em Administração Financeira e Orçamentária, com grande conhecimento da administração municipal.

Servidora municipal de carreira aposentada, ela participou, em cargos de direção, do governo do ex-prefeito Olímpio “Li” Guerra, de quem é viúva, como também foi secretária no primeiro governo de Magalhães e de seu sucessor, o ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PP).

Na comissão do próximo governo participam também os advogados Danilo Alvarenga Freitas e Hugo Henrique Gomes. Compõe ainda a comissão o gestor público Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão, a contadora Patrícia Alves Guerra, além dos servidores públicos Paulo Alexandre da Silva (Planejamento), Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage (Saúde) e Luziene Aparecida Lage (Educação).

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário