Tempo está para chuvas isoladas na região de BH, mas nada que atrapalhe o carnaval e o banho de cachoeira. Cuidado com as trombas d’água

0
Compartilhe.

Para Belo Horizonte e região metropolitana, a previsão para sexta-feira (21) e sábado (22) é de tempo instável com chuvas isoladas entre a tarde e à noite, com acumulados previstos entre 5 milímetros (mm) e 20mm.

Já para o norte do estado a previsão é de tempo severo entre as mesorregiões Noroeste e Oeste, o que pode acarretar tempestades com potencial para granizo e vendaval, segundo informa o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igan).

Uma frente fria avança pelo estado de São Paulo e influenciará no tempo no sul de Minas Gerais, com tempestades mais significativas, com acumulados entre 50 mm e 100 mm em 24 horas.

Já para os dias 22 (sábado) e 23 (domingo), uma frente fria deve avançar pelo litoral do Rio de janeiro influenciando o tempo em todo o centro/sudeste de Minas Gerais. Com isso, a previsão é de tempestades em todo o estado a partir da tarde e avançando para a noite.

Para Belo Horizonte e RMBH a previsão é de tempo instável com tempestades isoladas entre a tarde e à noite, com acumulados previstos entre 5 mm e 20 mm.

Nesses dias, segundo o Igan, a intensidade das chuvas deve ser maior entre a Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Vale do Rio Doce, Oeste, parte do Triângulo Mineiro, Central e Metropolitana. Nessas regiões, a previsão é de acumulados entre 50 mm e 100 mm no período de 24 horas.

Para os dias 24 (segunda-feira) e 25 (terça-feira), Belo Horizonte e RMBH têm previsão de tempo nublado, instável com chuva a qualquer momento e acumulados previstos entre 25 mm e 50 mm.  Mas nada de muita chuva que possa atrapalhar a festa momesca.

A mesma previsão é válida para a região que corta Minas Gerais seguindo na porção centro/leste em direção ao pontal do Triângulo Mineiro. A previsão é de tempo instável, com céu nublado a parcialmente nublado em todo o centro/sudeste com chuva ao longo do período.

Mas para o restante do estado estão previstas tempestades, com os acumulados mais significativos no Triângulo Mineiro, onde os valores de precipitação serão em torno dos 100 mm em 24 horas.

Acumulado de 72 horas

E, por fim, as microrregiões de Patrocínio, Uberlândia, Uberaba, Frutal, Araxá, Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alfenas, Varginha, Campo Belo, São Lourenço, Itajubá, Lavras, São João Del Rei, Andrelândia, Juiz de Fora, Barbacena, Ubá, Cataguases, são as mais propensas para acumulados de precipitação entre 150 e 200mm/72horas.

Fonte: Weathernerds.or

No destaque, sol com chuva “casamento da viúva” em Belo Horizonte (Foto: Cristiane Matos/O Tempo)

Sobre o Autor

Deixe um comentário