Semana do Produtor Rural de Itabira tem início no Parque de Exposições e vai até sexta-feira

0
Compartilhe.

Tem início nesta segunda-feira (15) e prossegue até sexta-feira (19) a a 26ª Semana do Produtor Rural de Itabira, no parque de Exposições Virgílio José Gazire – e também na fazenda Palestina.  O evento é promovido pela Prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

E conta com a imprescindível parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Semana do Produtor oferece 20 cursos de capacitação e extensão rural, todos relacionados à produção, reaproveitamento de alimentos, artesanato, manuseio de maquinário, conservação e recuperação de nascentes.

São temas relevantes para a melhoria da produtividade e da qualidade de vida para o homem do campo. Podem participar fazendeiros, agricultores familiares, trabalhadores e profissionais liberais ligados às áreas rurais.

São vários cursos ofertados de manejo e técnicas para a melhoria da produtividade no campo (Fotos: Carlos Cruz)

Durante toda semana, os participantes podem visitar os estandes das associações de produtores (Apafi, Aapitar), das artesãs de Senhora do Carmo, do IEF e da Polícia Ambiental.

São os seguintes cursos oferecidos: Cuidados com Ordenhadeira Mecânica, Doces Cristalizados/Geleias e Doce em Barra, Quitandas, Defumados, Queijos, Artesanato em Bambu, Artesanato em Coador de Café (Peças Utilitárias).

Haverá ainda cursos para Tratorista, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira, Solda. Para a melhoria e diversificação da produção estão sendo oferecidos cursos de Cultivos de Frutas/Pomar, Cria e Recria de Bezerras.

E, também, de construção de Fossas Sépticas, Proteção e Recuperação de Nascentes, Saúde da Mulher, Cuidados Básicos com Idoso  e Solda.

Fora da Semana

A programação prevê cursos também entre os dias 22 e 26 e 29 deste mês – e também no dia 2 de agosto. Nesses dias serão ministrados cursos de Apicultura, Boas Práticas de Fabricação/ Agricultura Familiar, e Casqueamento e Ferrageamento.

As inscrições ainda podem ser feitas no Sindicato Rural, no bairro Pará. Entretanto, como as vagas são limitadas, alguns cursos já estão com as inscrições encerradas.

Confira pelo telefone 31 998483050.

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário