Se a praça é do povo, é hora de ocupá-la criativamente com a arte popular

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Os produtores culturais José Norberto de Jesus e Tiago Batista, em parceria com o Centro de Artesanato Itabirano, deram início ao projeto Arte na Praça, nesse domingo (12), na praça Acrísio de Alvarenga.

O evento foi comemorativo do Dia dos Pais e serviu também à proposta de ocupar os espaços públicos com a arte dos artesãos itabiranos.

Na ocasião, foi celebrado ainda o recém-aprovado Dia da Cultura Popular de Itabira, uma iniciativa do vereador Adélio “Decão” Martins da Costa, que passa a ser comemorado no dia 26 de agosto.

Feira de artesanato no Arte na Praça: boas opções de compra e de entretenimento (Fotos: Mauro Moura)

O projeto, segundo José Norberto, se propõe virar um espaço democrático, aberto à participação popular. A expectativa é que também vire um meio de difundir a cultura popular em seus mais variados aspectos: artes, lazer, movimento social, cultural e educacional.

Dessa forma, espera contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município, tão carente de arte e lazer.

“O Arte na Praça surge para ampliar o leque dos projetos já existentes na cidade, a exemplo do Tô na Praça, o sazonal Quinta Cultural, no paredão da rua Tiradentes e de outras manifestações que procuram ocupar criativamente os espaços públicos com arte e e como oportunidade de gerar renda aos artesãos e artistas populares”, explica o produtor cultural.

Esequiel, cantor gospel, no Arte na Praça

Com mais eventos, espera formar público sempre nas manhãs domingueiras. No fim do ano, já para as festas natalinas, a proposta é promover uma exposição maior, uma grande mostra com farta produção dos artesãos itabiranos.

Outra boa proposta do projeto é a interação dos artesãos itabiranos com grupos de dança, teatro, conjuntos musicais, bandas, corais, pintores, escultores, ceramistas e com todas as formas de manifestações artísticas. “São todos bem-vindos”, convida o produtor José Norberto.

Feira

Feito à mão para presentear com carinho: à venda também no Centro do Artesanato, na praça Joaquim Pedro Rosa, 504, no adro da Catedral

Na exposição de domingo, em comemoração do Dia dos Pais, o Centro de Artesanato Itabirano expôs uma mostra voltada para a data. Um catálogo com novos produtos, e preços bem em conta, foi apresentado para seduzir filhos, amigos e mães que visitaram a feira em busca de novidades para presentear o pai.

Foram servidas também finas iguarias regionais. “Quem passou por lá, pode constatar que Itabira nada tem a dever às feiras de artesanatos de outras localidades”, avalia o produtor do evento.

David Andrade, professor de música, e Téo Oliveira, compositor e cantor, também estiveram na praça Acrísio

O público desse domingo poderia ser bem maior, mas esse crescendo deve ocorrer com o tempo. Para isso, contribuem a participação de artistas da terra, que animaram a manhã desse domingo: David Andrade, Téo Oliveira e Ezequiel deram o tom do canto.

No Arte na Praça do dia 26 de agosto já está assegurada a participação do cantor Nandy Xavier.

O organizador Tiago Batista, vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Fênix, convida e aguarda com grande expectativa a participação de artistas dos mais diferentes. “Além de divulgar a arte popular produzida em Itabira, esperamos que esse espaço se torne também uma fonte de renda para os expositores.”

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário