Sábado é o Dia D para vacinar contra a gripe em todo país. Em Itabira, postos de saúde ficam abertos para a campanha

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Desde 10 de abril a vacinação contra a gripe teve início em Itabira. Para o próximo sábado (4), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No município, as unidades de saúde estarão abertas no horário de 8h às 17h.

Na mesma data, as equipes de Saúde Bucal irão participar da campanha municipal de controle e combate ao câncer de boca, voltada para os idosos e fumantes.

A campanha contra a gripe salienta a importância de as pessoas que se enquadram entre as prioritárias tomarem a vacina. O Ministério da Saúde espera imunizar acima de 90% do público para o qual a campanha se destina. Em Itabira, a meta é vacinar 24 mil pessoas, informa a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta.

Mas neste ano, segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde, a adesão à campanha tem sido pequena. “Até a presente data só imunizamos 7,3 mil pessoas, mesmo com a vacina estando disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica”, lamenta Thereza Hora, com a expectativa para que seja obtida uma adesão maior da população à Campanha do Dia D.

Conforme ela explica, entre as pessoas que podem vacinar, só devem ficar de fora da imunização aquelas que estiverem com febre no dia da vacinação. Para os que têm alergia ao ovo, a vacinação deve ocorrer em ambiente adequado (nos postos de atendimento de urgência e emergência). Isso para que as possíveis ocorrências de manifestações alérgicas graves possam ser tratadas.

Público-alvo

Podem ser vacinados contra a gripe idosos com idade acima de 60 anos, como também crianças de seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto).

A campanha de vacinação abrange ainda trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis.

E também portadores de condições clínicas especiais, além de adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza prossegue até o dia 31 de maio. Para ser vacinado, é importante apresentar o cartão de vacinação. Mas isso não é impedimento para a imunização, desde que a pessoa se enquadre no grupo para o qual a campanha é destinada.

Cuide-se bem. Vacine-se. A vacina contra a gripe salva vidas.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Comentários estão fechados.