Quem não conhece Ziraldo Alves Pinto

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Ele é autor de clássicos da literatura infantil como O Menino Maluquinho (1980) e Flicts (1969). E da primeira revista de história de quadrinhos brasileira reunindo uma turma liderada pelo Saci-Pererê.

Capa do livro em parceria com Drummond. Na foto de Ziraldo com Drummond é de Márcia Rabelo

Fez parceria com o itabirano Carlos Drummond , nos livros de charges O Pipoqueiro da Esquina (1981) e no História de Dois Amores (1985). E como não se lembrar de sua participação no combatente jornal O Pasquim?

Capa do livro em homenagem a Ziraldo

O cartunista mais influente do Brasil, Ziraldo, mineiro de Caratinga, escritor, ilustrador, chargista e grande comunicador, entre outras denominações, completou 85 anos em 24 de outubro de 2017.

E ganhou uma bela homenagem pela data e por toda a influência que exerce em tantos e tantos profissionais com o livro Ao Mestre com Carinho: Ziraldo 85 no Traço de 85 Talentosos Cartunistas (Editora Melhoramentos, 192 páginas). A obra acaba de chegar às livrarias de todo o país.

Com curadoria assinada por Edra Amorim, ilustrador conterrâneo do homenageado, a obra apresenta 85 artistas, entre brasileiros e do exterior, que prepararam caricatura de Ziraldo, cada um no seu melhor estilo.

E Itabira, de Drummond e de tantos outros artistas e poetas, faz parte dessa arte coletiva, representada pelo craque Luiz Eugênio Quintão Guerra, o Genin, cartunista, chargista, ilustrador, escultor e colaborador deste site Vila de Utopia.

Entre os outros escolhidos para essa obra coletiva em homenagem ao Ziraldo estão mais essas “feras” do traço – e do humor em quadrinhos:

Abel Costa, Afonso Carlos, Alan Souto Maior, Alecrim, Alisson Afonso, Alpino, Amarildo, Amorim, André Barroso, André Camargo, Ariel, Aroeira, Baptistão, Bira Dantas, Biratan, Brito, Camaleão, Camilo Riani, Cerino, Chico Caruso, Cláudia Kfouri, Cláudio Aleixo, Cláudio Duarte, Cláudio Teixeira, Dálcio Machado, Edra, Enderson Santos, Erthal.

E mais: Evandro Rocha, Fábio Coutinho, Fernandes, Ferreth, Fraga, Genin, Gervásio, Glen Batoca, Guedes, Hippertt, Humberto Pessoa, Ique, Ivo Favero, Izânio, J.Bosco, J.Fontinele, Jack, Jal, Jindelt, João Bento, Jorge Braga, Jorge Inácio, Leite, Lézio Jr., Liberati, Lucas Leibholz, Manga, Mário Alberto, Maurício de Sousa, Mauro Miranda, Mello, Mig, Miller Almeida, Moisés, Mônica Fuchshuber, Mônico Reis, Nei Lima, Paulo Branco.

Estão no livro também Paulo Caruso, Quinho, Rice, Rossi, Rui Miranda, Santiagu, Sérgio Gomes, Seri, Sid, Simch, Stegun, Suélen Becker, Thiago Lucas, Toscano, Turcios, Ulisses, Veronezi, Willian Medeiros e Xavier.

A obra conta ainda com textos de Zélio, irmão de Ziraldo, do curador, de Jal e também de Jô Soares.

“Fico feliz em reunir uma seleção de artistas da melhor estirpe”, afirma o curador, que passou um ano e dois meses debruçado no projeto. “É a homenagem de um público atrelado à sua vida profissional. O mais complicado foi juntar todo mundo. É um desafio muito grande, mas em compensação, uma homenagem imensa”, diz Edra.

Genin, representante itabirano nessa seleção de craques, diz: “Tive grande influência do trabalho do Ziraldo, eu e 90% dos cartunistas dos anos 60 para cá. Sua importância é inegável, fiquei feliz com o convite para homenageá-lo nessa verdadeira seleção de craques da caricatura”.

Livro “Ziraldo 85 – Ao Mestre Com Carinho”

Editora Melhoramentos, numa edição comemorativa aos 85 anos de Ziraldo Alves Pinto no traço de 85 talentosos cartunistas.

Coordenação editorial Edra

À venda nas melhores livrarias do país

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário