Prefeitura realiza testes para vírus da gripe no Largo do Batistinha até sexta-feira e no sábado no Mercado Municipal

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Quem estiver gripado, cujo sintomas podem ser também da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), pode fazer teste para para as influenzas tipo A e B e verificar se trata de uma simples gripezinha.

Desde quarta-feira e até sexta-feira (7), a Superintendência de Vigilância em Saúde faz testagens para gripe, no horário de 9h às 16h, no Largo do Batistinha, no centro histórico. No sábado, a testagem pode ser feita em frente ao Mercado Municipal, na avenida João Pinheiro, no horário de 9h às 13h.

A mudança do local de testagem (antes estava sendo realizada no estacionamento da Funcesi, no bairro Areão) visa obter maior adesão do usuário da rede básica de saúde do município.

A triagem faz parte do planejamento de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para segregar pacientes e dar o tratamento adequado. Para isso, a Prefeitura adquiriu 10 mil kits de testes para a influenza.

A testagem para a influenza, explica Thereza Andrade Horta, é importante para descartar uma possível infecção pelo novo coronavírus, que não é uma gripezinha – e pode levar à morte, como tem ocorrido no país e em todo o mundo.

“Todos os anos temos o vírus da influenza nesta época do ano, causando internações e óbitos”, salienta a superintendente de Vigilância em Saúde.

Embora muitos sintomas da gripe são semelhantes aos da Covid-19, as consequências dessa é mais grave e exige tratamento diferenciado e complexo.

Óbitos por Covid-19

Em Itabira já ocorreram seis óbitos por Covid-19, sendo que a quinta morte foi de uma mulher de 75 anos, com doenças associadas (comorbidades). A idosa estava internada no Hospital Nossa Senhora das Dores desde o dia 20 de julho.

No domingo (26), ela foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Mas não resistiu à doença e faleceu na terça-feira (28).

Já o sexto óbito foi de um idoso de 80 anos, que estava também internado na UTI do HMCC. No HNSD, até o presente momento, não houve registro de óbito por Covid-19.

Nesta quinta-feira (6), foram confirmados 1.449 casos de pacientes testados positivos para o novo coronavírus em Itabira. Desses, 1.171 já estão recuperados.

Mas 269 pessoas testadas positivas seguem em isolamento domiciliar – três estão hospitalizadas. Entretanto, o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura não informa o estado de saúde desses pacientes.

Outros seis pacientes estão hospitalizados com sintomas da doença em Itabira, mas ainda sem confirmação de se tratar de infecção pelo novo coronavírus.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário