Prefeitura de Itabira convoca fiscais, em caráter emergencial, para conter abusos que aumentam a disseminação da Covid-19

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Com a necessidade de ampliar a fiscalização no comércio e na cidade para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov2), a Prefeitura de Itabira está convocando, por tempo determinado de seis meses e que pode ser prorrogado por igual período, candidatos a fiscais de posturas e serviços, aprovados no concurso C rso Público 002/2019.

A contratação tem o caráter emergencial e estão sendo abertas 15 vagas. A não aceitação da convocação não implica em desistência à vaga aberta pelo concurso, cujo provimento é de caráter efetivo. Esses profissionais atuarão na fiscalização de empreendimentos e serviços com potencial de aglomerar pessoas.

Os convocados não podem pertencer ao grupo de risco da covid-19. Para efetivação no cargo, devem comparecer à Prefeitura (avenida Carlos de Paula Andrade, 135), nesta quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), no horário de 8 às 16 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3839-2381 e 3839-2867 e pelo endereço eletrônico aqui.

Avanço preocupante

A preocupação é com o avanço da pandemia, em decorrência do relaxamento que tem ocorrido  com as medidas protetivas individuais e coletivas na cidade, distrito e povoados.

Há que se impedir aglomerações em áreas de lazer, como em rios e cachoeiras, que também serão fiscalizados.

A fiscalização não irá proibir o acesso aos povoados e distritos com atrações naturais, mas todos os visitantes terão de informar onde irão ficar, se em casa de amigos/parentes ou em pousadas. Não serão tolerados acampamentos nessas localidades.

A preocupação é com o avanço da pandemia no município, com risco de se agravar após o feriado prolongado de Carnaval.

De acordo com o boletim epidemiológico dessa terça-feira (9), Itabira já tem mais de 8 mil casos confirmados, fora as subnotificações. A grande maioria é de jovens na faixa de 20 a 59 anos.

O município registra 62 óbitos confirmados por agravos decorrentes da Covid-19, com pacientes internados em UTIs e 12 em enfermaria, além de dois itabiranos hospitalizados em outras cidades.

Campanha de imunização prossegue com profissionais de saúde

Para a campanha de imunização, Itabira caminha a passos lentos, como vem ocorrendo no estado e no país. Segue, na presente fase, com a campanha inicial de vacinação dos profissionais de saúde que têm contatos com possíveis infectados pela Covid-19.

Para isso, nesta quinta-feira (11) e prosseguindo até sábado (13), está sengo organizado o sistema de drive-thru para agilizar a imunização no estacionamento da Funcesi, com funcionamento entre 9h e 16h30, sendo que no sábado o horário será de 9h às 12h, observando-se a escala de imunização dos profissionais de saúde.

Serão vacinados profissionais com idade acima de 45 anos das clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia que estejam diretamente envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

É necessário levar número de inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), CPF, documento de registro no respectivo Conselho, além de caneta para assinar o comprovante de recebimento da vacina.

No sábado, a campanha vai vacinar apenas trabalhadores dos laboratórios de análises clínicas, clínicas de diagnóstico por imagem e farmacêuticos que coletam material e/ou fazem o teste da Covid-19.

Além desses profissionais, quem trabalha na recepção e limpeza das clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia serão também imunizados no sábado.

Mas ainda não serão imunizados os trabalhadores dos setores administrativos, recursos humanos, call center, faturamento, entre outros.

O cronograma de vacinação segue o que está disposto no Programa Nacional de Imunização (PNI), que definiu os grupos prioritários conforme critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.

O telefone para esclarecimento de dúvidas e mais informações é 3839-2608 (setor de Imunização), além dos telefones 3839-2649 e 3839-2289 para esclarecimento de dúvidas.

Ritmo lento

De acordo com o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até terça-feira (9) foram aplicadas 824 doses em profissionais da linha de frente do Hospital Nossa Senhora das Dores, Pronto-Socorro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); 297 em profissionais do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC); e 640 em trabalhadores da Atenção Primária e Secundária, totalizando 1.761 doses para profissionais da saúde.

Nas instituições de longa permanência foram aplicadas 160 doses da vacina, assim distribuídas: 108 em funcionários, 29 em idosos e 23 doses em jovens e adultos com deficiência que estão em residência inclusiva.

Nessa contagem já estão incluídas as 43 vacinas da segunda dose. Houve ainda 14 doses destinadas a aplicadores da SMS que lidam diretamente com a Covid-19. Com isso, o número total de doses de vacinas aplicadas em Itabira chega a 1.935, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário