Prefeitura abre cadastro para castração de cães e gatos. Próximas cirurgias ocorrem na quinta e sexta-feira no Belacamp

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Para a saúde de seu cão ou felino, e também para o controle populacional, a Prefeitura de Itabira acaba de criar, nesta segunda-feira (5), um cadastro para castração desses animais, pelo programa de esterilização, lançado em maio deste ano.

O cadastro pode ser feito pelo link bit.ly/castraitabira. Ou também diretamente no departamento Controle de Zoonoses, pelo telefone 3839-2643.

Com o cadastro, a expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que gerencia o programa, é agilizar a triagem desses animais, por meio da diretoria do Zoonoses.

A intervenção cirúrgica é feita com segurança e cuidados necessários, como ocorreu no mutirão na Câmara Municipal 

O cadastro não irá alterar os critérios de seleção até aqui adotados. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), servirá para agilizar o processo de triagem dos animais, realizado pela diretoria de Zoonoses.

A prioridade continua sendo a castração de animais abandonados, ou que têm donos, mas que vivem soltos nas ruas. Além desse critério, continua sendo tratado como prioridade também os animais domiciliados, mas que convivem com outros animais de rua, para impedir a procriação.

Outra prioridade é para os animais adotados, retirados das ruas por protetores – e também de proprietários que comprovadamente não têm como pagar a cirurgia em clínicas particulares.

Independentemente desses critérios de prioridade, o cadastro está aberto para todos gastos e cães. Mas, para isso, os seus donos devem ser residentes em Itabira.

A seleção para castração será feita também de acordo com os locais de atuação do programa. Nos dias 8 (quinta-feira) e 9 (sexta-feira), as castrações ocorrerão no parque Belacamp, quando serão castrados animais dos bairros Campestre, Bela Vista e Nova Vista.

Para os procedimentos cirúrgicos, a Prefeitura disponibiliza o Castramóvel, além de médicos veterinários. As cirurgias são feitas com segurança e assepsia necessárias para o sucesso da intervenção.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário