Prazo de inscrição para seleção de propostas artísticas pela Lei Aldir Blanc é prorrogado pela FCCDA

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Artistas itabiranos têm até o dia 23 para cadastrarem seus projetos e propostas artísticas para participar da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, informa a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Para isso, basta acessar o site www.fccda.com.br, preencher o formulário on-line e cumprir os requisitos do edital.

As propostas devem ser apesentadas para atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas por meio de plataformas digitais, voltadas para as seguintes áreas: espetáculos em geral, oficinas, palestras, contações de histórias, performances poéticas, mostras de cinema, shows, recitais, concertos e exposições de artes plásticas ou visuais. Somente será permitida a inscrição de uma proposta por pessoa.

Clique aqui, acesse o edital e faça a sua inscrição.

Confira outros editais da Lei Aldir Blanc
 Subsídio mensal para espaços culturais

O edital tem como objetivo garantir o pagamento de um subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas devido as ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

É importante destacar que para solicitar o subsídio mensal é necessário que as instituições interessadas preencham o Cadastro Municipal de Cultura — também disponível no site da FCCDA.

Prazo de inscrição: até 20/11

Clique aqui, acesse o edital e faça a sua inscrição.

 Concurso José Assunção de Apoio à Cultura Popular

 O edital tem como objetivo premiar agentes culturais itabiranos que desenvolvam trabalhos voltados para as expressões das culturas populares. Ao todo, serão selecionadas quinze propostas com intuito de:

  • identificar e salvaguardar saberes, celebrações e formas de expressão portadoras de referência à identidade, à histórias e à memória de grupos formadores da sociedade itabirana;
  • valorizar e divulgar a atuação dos mestres e mestras na transmissão e perpetuação da cultura popular ao longo do tempo;
  • contribuir para a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e perpetuação dos bens culturais imateriais da cidade;
  • identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais;
  • estimular o intercâmbio entre os praticantes de expressões das culturas populares.

Prazo de inscrição: até 23/11

Clique aqui, acesse o edital e faça a sua inscrição.

 Concurso de Poesia Carlos Drummond de Andrade

Com objetivo de incentivar a produção poética na cidade, esse edital premiará cinco poesias que tenham como tema “Carlos Drummond de Andrade”. A escolha dessa temática busca demonstrar a importância do poeta no município, assim como estimular o resgate de memórias afetivas dos participantes.

Prazo de inscrição: até 23/11

 Clique aqui, acesse o edital e faça a sua inscrição.

Concurso de Desenho Artístico

Entre os objetivos desse edital está o incentivo à produção artística e o estímulo às reflexões acerca das identidades de Itabira. Assim, cada concorrente deve utilizar suas ilustrações para demonstrar o respeito à cidade, além de resgatar memórias, espaços e paisagens locais. Serão selecionados 24 trabalhos ao todo.

Prazo de inscrição: até 23/11

Clique aqui, acesse o edital e faça a sua inscrição.

Pareceristas e avaliadores de projetos culturais

Com objetivo de credenciar pessoas para analisar e emitir pareceres técnicos sobre os projetos inscritos nos editais da Lei Aldir Blanc, esse cadastro busca candidatos habilitados para avaliar propostas nas seguintes áreas: Circulação de Eventos, Apresentações e Espetáculos (circo, dança e teatro), Formação e Experimentação (oficinas, palestras, contação de histórias, performances poéticas, exposições, mostra de vídeo e cinema e lançamento de livros), Música (show, recitais, concertos e outros), Desenho, Cultura Popular e Poesia.

Prazo de inscrição: até 31/12

Clique aqui, acesse o edital e faça a sua inscrição.

Todos os editais previstos no Plano de Ação da Lei Aldir Blanc em Itabira são destinados para artistas e profissionais da cultura que seja residentes no município.

Clique aqui e acesse a página com informações e todos os editais da Lei Aldir Blanc.

Mais informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Essa lei já deve ter de 4 a 5 meses que já entrou em vigor , porque só agora que estão se mexendo ? Neste meio tempo os artistas que esteviram em maus bocados perderam um recurso que amenizaria um pouco a sua falta de trabalho devido a covid. Bom pode ser que é muito trabalho que existe em órgão municipal que deve já está desenvolvendo um monte de atividades e projetos que viabilizem um movimento pujante para pós pandemia ou outras coisas maravilhosas . A tal da lei Drumond , alguém sabe como anda ? Lei de incentivo a cultura ! Muitas pessoas em Itabira ficam naquela de que ; quem num chora num mama . Deixa eu descer o malho , se me porém dentro eu continuo minha luta a favor de minha classe , se não fico por aqui me mostrando um militante ferrenho a defender minha gente querida e fazendo pressão contra a mal vontade daqueles que num tão nem aí com esse negócio de cultura até eu me arranjar. Quando uma cidade é administrada por pessoas que não acumulam um mínimo de sensibilidade cultural a coisa se transformam em algo supérfluo. Mas tudo isso é numa cidade muito longe daqui !

Deixe um comentário