Prazo de inscrição para o ProfÁgua, programa de mestrado profissionalizante da Unifei, é prorrogado

0
Compartilhe.

A diretoria do campus local da Unifei informa que as inscrições para o programa de mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) foram prorrogadas para o dia 21 (terça-feira). São oferecidas 20 vagas para o campus de Itabira – e 256 vagas distribuídas por todo país.

O ProfÁgua foi instituído em 2016 pela Agência Nacional de Águas (ANA) – e é coordenado pela Universidade Estadual Paulista – (Unesp) – campus de Ilha Solteira. O programa é integrado por 14 instituições de ensino superior de todas as regiões do país.

No campus da Unifei de Itabira, o programa de mestrado é  coordenado pelo professor José Augusto Costa Gonçalves (jaucosta@unifei.edu.br).

Objetivo

O ProfÁgua tem como públicos-alvo profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (nas esferas federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos.

A atuação do interessado nessas áreas pode ser por meio da integração desses órgãos ou da submissão de pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos.

Programa capacita profissional para pesquisa e gestão de recursos hídricos

O campus da Unifei em Itabira foi credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, para ministrar, programa de mestrado profissional stricto sensu, em rede nacional, voltado para a Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Professor José Augusto, da Unifei, coordenador do ProfÁgua em Itabira (Fotos: Carlos Cruz)

Para o professor José Augusto Costa Gonçalves, geólogo, coordenador local do ProfÁgua, o programa de mestrado surgiu como demanda da Agência Nacional da Água (ANA), que, assim como o Instituto Mineiro de Gestão da Água (Igan-MG), têm dificuldades em recrutar profissionais com formação específica em recursos hídricos para os seus quadros.

Conforme ele explica, o ProfÁgua tem duas áreas que chama de concentração (instrumentos de Política de Recursos Hídricos e Regulação e Governança de Recursos Hídricos), com linhas de pesquisas que dispõem de ferramentas aplicadas e metodologia para utilização dos instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos.

Entre as disciplinas eletivas constam climatologia e meteorologia aplicadas a recursos hídricos, indicadores de sustentabilidade, qualidade de água em rios e reservatórios, modelagem de dispersão de poluentes, gestão participativa das águas nas áreas urbanas e rurais, interiores e costeiras, desastres naturais e quantificação de risco, hidrogeologia ambiental, recuperação de áreas degradadas.

Serviço

Para conhecer o edital completo e efetuar a inscrição, acesse:

https://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/processo-seletivo5930/2019/

https://unifei.edu.br/gestao-regulacao-recursos-hidricos/

 

 

 

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário