Posto de Emissão de Carteira de Identidade instalado na Câmara de Itabira começa a funcionar nesta semana

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Ainda em fase de adaptação, o novo Posto de Emissão de Carteira de Identidade, instalado na Câmara Municipal de Itabira, abre-se nesta segunda-feira (9) com distribuição de apenas dez senhas para esta primeira semana.

A partir daí, o novo posto de identificação irá funcionar de segunda a quinta-feira, no horário de 12 às 17h, com dois guichês na avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, centro, .

Após o período de adequação, como já ocorre no posto de atendimento da Polícia Civil, instalado no início da mesma avenida Carlos Drummond de Andrade, s/n, Penha, serão emitidas 20 senhas diárias para atendimento no posto da Câmara.

Após esse período, os agendamentos serão feitos por meio de telefone (31) 3839-1532. As marcações serão válidas pelo período de 15 dias, tanto para o posto da Delegacia da Polícia Civil e também para o da Câmara Municipal de Itabira.  

Os dois postos de identificação de Itabira funcionarão em horários diferentes, sendo que na Delegacia da Polícia Civil, mantém-se o horário de 8 às 12h. E o posto da Câmara abre na parte da tarde.

Posto de Identificação da Polícia Civil, na avenida Carlos Drummond de Andrade, s/n. Na Câmara Municipal foram instalados dois guichês de atendimento (Fotos: Carlos Cruz)

Reivindicação

A necessidade de se instalar mais um posto de emissão de carteira de identidade em Itabira surge de uma antiga reivindicação do itabirano, que até então vinha enfrentando filas nas madrugadas em frente à delegacia, que era a única opção até então existente na cidade. Leia aqui e aqui.

Para o novo posto de emissão de carteira de identidade, a Câmara disponibiliza servidores e equipamentos, instalados em dois guichês de atendimento.

A iniciativa para instalar o posto de atendimento na Câmara Municipal foi do vereador afastado Agnaldo “Enfermeiro” Vieira Gomes (PRTB), preso na quinta-feira (5) após ficar quase oito meses foragido, denunciado pela prática de “rachadinha”.

A instalação do novo posto contou com apoio do presidente da Casa, vereador Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) – e também dos demais vereadores.

Heraldo Noronha, presidente da Câmara: serviço à sociedade

“É um serviço que surgiu com a grande demanda existente na cidade e com os transtornos que a população enfrentava para obter a carteira de identidade. Após a fase de testes de emissão, nossos funcionários estarão aptos para atender com celeridade e um número maior de pessoas”, promete o presidente da Câmara.

O prazo previsto para entrega da nova carteira é de 15 dias corridos, devendo ser retirada no posto onde foi emitida. O valor da taxa para a sua emissão é de R$ 74,23 – e o acesso ao documento de arrecadação é feito pelo link www.daeonline1.fazenda.mg.gov

Confira os documentos necessários

– 2 fotos 3×4;

– Comprovante de endereço atualizado;

Se solteiro: Certidão de Nascimento atualizada e legível;

Se casado: Certidão de Casamento atualizada e legível;

Se divorciado: Certidão de Casamento Averbação de Divórcio atualizada e legível;

Em caso de 2ª ou outras vias – Comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação.

*Acesso ao Documento de Arrecadação: www.daeonline1.fazenda.mg.gov.br

*Valor da taxa: R$ 74,23

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário