População de Itabira recebe, ainda neste mês, visitas de treinamento para o caso de romper alguma barragem

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

A partir do dia 27 deste mês, moradores e comerciantes estabelecidos na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Vale, em Itabira, começam a receber visitas de uma equipe de aproximadamente 100 pessoas, que terá a incumbência de esclarecer sobre o que fazer em caso de rompimento de uma das 15 barragens da Vale existentes na cidade.

A medida, informa a mineradora, é preventiva. A finalidade das visitas é orientar a  população sobre quais ações devem ser tomadas em caso de emergência, como evacuação de área pelas rotas de fuga – e quais são os pontos de encontro para aonde as pessoas devem se dirigir.

A previsão é de que todos os domicílios serão visitados em dois meses. Para isso, toda a estratégia de apresentação do PAEBM do município foi revisada. Além do atendimento domiciliar, em cada domicílio será entregue  um mapa da região, onde constará a rota de fuga.

Os moradores ficarão sabendo também onde será o local de encontro. Será dado conhecimento, ainda, dos telefones de contato da Vale e da Defesa Civil. O som da sirene de alerta será também conhecido dos moradores. Esse som difere do que é emitido  pelo Corpo de Bombeiros, polícia e pelas ambulâncias.

Moradores serão informados sobre as rotas de fuga e pontos de encontro em Itabira

Ainda nesta semana, a Vale e a Defesa Civil Municipal iniciam a capacitação do grupo de trabalho. Essa equipe será identificada pela cor laranja dos coletes, que terá também a marca universal da Defesa Civil. Anúncios em rádios e jornais locais também irão informar periodicamente sobre o desenvolvimento desse trabalho de visita e conscientização.

Dentro desse prazo serão instaladas 93 placas de sinalização dos pontos de encontro no município. Ainda neste ano, a Defesa Civil, com apoio da Vale, realizará treinamentos simulados de emergência com a população.

A Vale esclarece que a Zona de Autossalvamento (ZAS) é a região que fica abaixo da localização das barragens. Cobre uma extensão de cerca de 10 km, definida no PAEBM.

Contatos importantes

A Vale disponibiliza os seguintes contados para esclarecimentos e informações adicionais:

0800 039 6010, atendimento de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

E-mail: duvidas.barragens.itabira@vale.com

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário