Pitacos da rodada esportiva

0
Compartilhe.

Luiz Linhares*

Lições tiradas de um clássico do futebol gaúcho

Para ser o melhor é preciso demonstrar na prática. Clássico Grenal ficou só no empate (Fotos: Divulgação e Superesportes)

Quem ganha a vida com o esporte tem que estar definitivamente ligado a ele. Se é o futebol, tem obrigação de acompanhar um maior número de jogos possíveis. Nesse lema, passei a tarde de sábado vendo o Grenal em Porto Alegre (RS). Recordo-me que na semana passada ou anterior a ela, aqui neste espaço, oficializei o meu voto no Grêmio como o melhor time do Brasil.

Juro que me decepcionei no clássico sulista. O tricolor dominou, digamos que em oitenta por cento do jogo, sem conseguir levar a bola até as redes do Colorado. Com a partida cravando um monótono zero a zero, tirei desse clássico uma lição: “não adianta ser somente o melhor, tem que se fazer o melhor”. Quem domina tem que se fazer presente, realizar – e quem só se defende, só destrói as jogadas, às vezes não perde, apesar de não ter como ganhar.

Cruzeiro vence e convence com gols de Dedé e de Arrascaeta

Cruzeiro vence e convence com mais uma vitória no Brasileiro. No destaque, o zagueiro Dedé

O Cruzeiro foi bem eficiente contra o Sport, de Recife. Talvez pelo fato da partida ter sido realizada na manhã do Dia das Mães, o número de torcedores foi abaixo da expectativa. Eu contava com uns 35 mil torcedores por ser a partida realizada pela manhã de domingo, uma oportunidade pra levar a família e com promoção ao sócio torcedor. Na Geral, foram menos de 30 mil torcedores, 22 mil pagantes. Quem não foi perdeu um bom jogo, de domínio do Cruzeiro. Verdade que o gol demorou a sair. E quando aconteceu foi do zagueiro Dedé, no final do tempo primeiro. Bom que se diga sobre o crescente deste zagueiro, recuperado totalmente e querendo recuperar o tempo perdido. É forte, tem boa antecipação e porte físico, completo no jogo aéreo. Enfim, um zagueiro pra seleção, com certeza.

O Arrascaeta, bem ao seu estilo, fez outro golaço com marca de briga pela posse e alto talento na colocação por cobertura. E disso ele sabe muito bem como fazer. Vitoria justa e merecida que vai dando ao clube a segurança e o posicionamento de direito no Campeonato Brasileiro. Abre nesta semana a batalha pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Pega um adversário ferido pelo rival. O certo é que o técnico Mano Menezes e os seus comandados sabem que é apenas o primeiro jogo – e tudo vai se definir após a Copa do Mundo e em Belo Horizonte. Ao que tudo indica, confiança está sobrando para quarta e também para o clássico do sábado.

Com mudanças no primeiro tempo, Atlético derrota seu xará curitibano

Galo embala e já disputa a liderança do campeonato brasileiro

Foi uma vitória muito importante do Atlético em Curitiba (PR). E de virada, o que é melhor. Isso porque o mau rendimento em um tempo tem sido a tônica no Atlético. Será que Tiago Larghi teve mesmo razão ao abrir mão da copa Sul-Americana ao escalar um time praticamente reserva contra o argentino San Lorenzo? Ao que parece, as explicações têm fundamento. O tempo inicial foi de domínio do Furacão, que fez seu gol. E até mudanças fez o treinador atleticano no time ainda neste tempo inicial, o que não é de seu feitio.

Com isso, jogadores voltam para o embate final e o rendimento atleticano cresce por demais. Cazares passa a dominar, criar e carregar o time rumo à virada que acontece e enche de moral todo o grupo. Isso não só pela vitoria fora de casa no Brasileiro, mas sim pelo que vem pela frente. Nesta quarta-feira é vida ou morte em Chapecó (SC), pela copa do Brasil. Acho que o Atlético se abasteceu bem em confiança. E buscar esta proeza é altamente capaz. Com isso, o clássico de sábado promete ser mais movimentado e disputado.

Na torcida pelos mineiros e para que o América não decepcione

Tenho falado em todas as rodadas na rádio Itabira e torcido pelos 100% de aproveitamento dos times mineiros nesta série A, mas ainda não deu. Ficamos na torcida pelo América, que joga em Fortaleza contra o Ceará, adversário direto em pretensões de permanência. Em caso de vitória do Coelho, celebraremos o bom resultado nesta quinta rodada, uma vez que Atlético e o Cruzeiro fizeram as suas partes com merecidas vitórias. Fica então a nossa torcida pelo Coelhão.

Tite divulga hoje lista com os craques da seleção

Escrevo esta crônica esportiva antes da divulgação nesta segunda-feira (14) dos convocados pelo técnico Tite para a copa da Rússia. Lamento a contusão de Daniel Alves. Com Neymar recuperado, no mais é aguardar, com curiosidade, quem será o coringa. Ou seja, qual a novidade que pode surgir na lista. Será o Artur, do Grêmio, Giuliano? Ou será o Rodriguinho, que ganhou mais um clássico ontem com o Corinthians fazendo gol. São muitos nomes para poucas vagas. Cada cabeça uma sentença, diz o sábio ditado popular. E em cada treinador um pensamento diferente. Aguardemos.

*Luiz Linhares é diretor de Esportes da rádio Itabira-AM

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário