Pitacos da rodada esportiva

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Luiz Linhares”

Primeira Liga

Luiz Linhares, diretor de Esportes da Rádio Itabira-AM (Foto: Osmar Ladeia)

Vejo que no futebol decisão é sempre decisão. A Copa da Primeira Liga está no seu segundo ano de existência e é para muitos a redenção dos clubes em relação aos mandos e desmandos da Confederação Brasileira de Futebol. Como a vaidade, a paixão e cores de camisa sempre tem um peso bem substancial, algo não ficou como combinado, a maioria não se entende e a trancos e barrancos vai se chegando ao final de mais uma. Falei em decisão pois, para os atletas, invariavelmente uma conquista significa em uma gratificação, prêmio por tal. Assim vencer e levantar o caneco é sinal de grana no bolso. A disputa nas quartas de final entre mineiros e gaúchos foi totalmente dos mineiros. O Atlético sem maiores preocupações atuou com força de elenco e passou pelo Inter principal, mas de série B. Já Cruzeiro e Grêmio jogaram com reservas, um por força da Copa do Brasil, outro pela Libertadores. Falou mais alto o Cruzeiro por força de elenco, melhor reposição.

Convincente, o Atlético se classificou para o final da Primeira Liga (Foto: Lance!)

Tudo se desenhava para uma final mineira, um Cruzeiro e Atlético quase em fim de temporada. Atlético foi muito melhor e qualificado que o Paraná, venceu com méritos e vai a final. Já o Cruzeiro, mesmo com reservas, apenas com Sassá e Lucas Silva que se pode dizer titulares, foi a Londrina e abriu dois a zero, relaxando nos quinze minutos finais. Resultado: cedeu o empate com um pênalti duvidoso nos últimos segundos. Na sequência, cobrança de pênaltis mal batidos e veio a derrota com eliminação de forma frustrante. Parece que deixa para outubro o título da Primeira Liga ao rival, será?

O Atlético chega a decisão da Copa da Primeira Liga e vitórias aumentam a confiança e dão um gás a mais para a sequência do Campeonato Brasileiro, onde o Galo precisa engrenar uma reação. O próximo obstáculo será o Palmeiras no próximo dia 9 de setembro. Vencer é imprescindível, alavancar uma reação e sonhar ainda com o topo da tabela. Buscar uma vaga na Libertadores do próximo ano é, sem dúvida, o desejo do torcedor que se viu muito bem participando da mesma.

Copa Brasil

Cruzeiro fora da Primeira Liga disputa final da Copa do Brasil (Foto: Gustavo Oliveira)

A semana tem como grande atrativo o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, no Maracanã na quinta-feira dia 07, primeiro noventa minutos de cento e oitenta. Nessa decisão não existe a vantagem do gol marcado fora de casa. E assim sendo, mais uma vez o cruzeirense aposta na experiência de seu elenco, no conjunto e porque não, na capacidade já demonstrada de seu treinador Mano Menezes no estudo ao adversário e montagem eficaz do plano de jogo. Verdade também é que respeitar o Flamengo e sua camisa é essencial. O prêmio da CBF ao campeão é de seis milhões. A diretoria flamenguista já divulgou que a metade, ou seja, três milhões de reais, será a premiação a ser dividida entre o departamento de futebol rubro negro. Eta motivação.

Ainda falando de Cruzeiro, na semana passada, a copa da Primeira Liga revelou ao torcedor atletas como os zagueiros Digão e Arthur, o argentino Messidoro, entre outros, sem grande oportunidade de jogar no campeonato Brasileiro. São jovens talentos, o aproveitamento na sequência vai sim mostrar a possibilidade de em breve se firmarem no elenco.

Seleção

A seleção brasileira continua sobrando nas eliminatórias para a copa da Rússia. Foi assim contra o Equador em Porto Alegre. Venceu de forma tranquila, alcançou a nona vitória consecutiva. Esperava-se um pouco mais do Neymar agora no PSG da França. O craque foi muito individualista e perdeu no coletivo. Agora é a Colômbia em Barranquilla, nada que assusta. Fora isso, vão restar mais duas partidas, a partir de outubro, Bolívia em La Paz e Chile em São Paulo. Meta é conquistar quarenta e cinco pontos e assumir a melhor de todas as campanhas em eliminatórias, além de manter-se como a melhor no ranking da CBF.

 

*Luiz Linhares é diretor de Esportes da Rádio Itabira-AM

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário