Pitacos da Rodada Esportiva

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Pedro Abílio*


As duas contratações mais caras do futebol são de brasileiros

Phillippe Coutinho no Barcelona: R$ 622 milhões (Fotos: Divulgação e Google)

É brasileiro. E melhor, é mais um jovem brasileiro. A segunda contratação mais cara da história do futebol mundial (atrás apenas de Neymar para o PSG) serve à nossa seleção, é carioca e tem a ‘ginga’ de quem nasceu por aqui. Phillippe Coutinho tem apenas 25 anos e vai custar em torno de 160 milhões de euros (R$ 622 milhões, aproximadamente) para o Barcelona, que o apresenta hoje.

Me lembro bem de suas primeiras aparições pelo Vasco e os títulos com as seleções sub-17 e sub-20. Sempre veloz, Coutinho é um jogador muito inteligente no passe em profundidade e possui um venenoso chute de perna direita. Ver mais um talento tupiniquim em um clube de ponta do cenário internacional, reforça as esperanças com a seleção em ano de Copa do Mundo.

Trio de BH na Copa São Paulo de Futebol Júnior

O torneio mais tradicional das categorias de base no futebol brasileiro já movimenta as primeiras semanas de 2018. Foram disputadas duas rodadas nos grupos dos três mineiros da capital.

O Cruzeiro, no grupo 12, venceu o Batatais por 2 a 1 em jogo complicado. Mostrou eficiência ao chegar no ataque, mas dificuldades em armar as jogadas. Ontem os garotos perderam o segundo jogo para o Nova Iguaçu. Amanhã, às 16h, a raposa encara o Inter de Bebedouro e só depende de uma vitória para se classificar à próxima fase.

Galinho já está classificado para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior

No grupo 23 o Atlético já marcou impressionantes seis gols em dois jogos. Depois de um 4 a 0 fácil contra a União Barbarense, o Galinho mostrou consistência para superar o Rio Branco (ES) por 2 a 0. Já classificado, o time enfrenta o Audax, que também possui 6 pontos, na quarta-feira (10) às 16h. Quem vencer fica com o primeiro lugar no grupo.

A situação do América também é vantajosa como a do Galinho. Os garotos do coelho estão na ponta do grupo 32, e jogam hoje (16h) a partida final, diante da Portuguesa. O objetivo do jogo é a confirmação da liderança na chave. Até aqui, uma vitória por 2 a 0 sobre o Remo e uma vitória simples diante do Teixeira de Freitas.

Pré-temporada começa com pouco tempo para a preparação

Os times da elite do futebol brasileiro se apresentaram na última semana e começaram os treinamentos de pré-temporada para as competições do ano. Ao todo, entre a reapresentação dos jogadores e a primeira rodada do Campeonato Estadual, no caso de Minas Gerais, serão apenas duas semanas de sessões de treinos. Hora de Atlético, Cruzeiro e América mostrarem que a estrutura de logística desportiva montada por trás dos caros elencos realmente funciona, já que mais um ano intenso está pela frente.

Egídio é reforço no Cruzeiro para Libertadores

Enquanto ainda prepara a apresentação oficial de alguns dos reforços, o Galo segue firme no mercado. Neste domingo (7), a contratação do zagueiro Iago Maidana chamou a atenção. Com apenas 21 anos, o defensor foi um dos titulares do Paraná no ano passado durante a campanha do acesso à primeira divisão do Brasileirão. O reforço que o time tanto buscou para a defesa é bom de bola e promissor.

No Cruzeiro segue o confinamento de pré-temporada e os novos dirigentes começam a dar indícios de que o time não deve se movimentar muito no mercado nos próximos dias. Com novos laterais como Edilson, Egídio e Marcelo Hermes; novo volante como Bruno Silva e novo atacante como Fred, a raposa aponta para a experiência e agora foca na manutenção para que Mano Menezes tenha um elenco mais completo e “cascudo” para disputar a Libertadores.

No América, o sistema de concentração total também evidencia a preocupação com o curto prazo de pré-temporada. Li em dois noticiários nessa semana uma mesma observação: a disputa pela titularidade no ataque do Coelhão. Rafael Moura e Bill, segundo informações, estão realizando treinos físicos extras motivados pela oportunidade de ser titular. Saudável, para dois dos mais “rodados” jogadores do elenco.

Lembro que o Campeonato Mineiro já começa no próximo dia 17 de janeiro, uma quarta-feira.

Valério em busca de jovens

Ainda em férias, tenho acompanhado os murmurinhos pela cidade sobre o Valério. São fortes as especulações sobre a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão no segundo semestre. No entanto, ainda não há confirmação sobre nenhuma salvação financeira, o que é preocupante. Que o tempo de planejamento (que já se estende há um ano) e o prazo que ainda é viável possam colocar as coisas no lugar para que com apoio, o time finalmente consiga se reerguer.

Enquanto isso, o Valério deu início ao período de avaliações para as categorias de base em 2018. Jovens entre 15 e 20 anos podem agendar seus testes na secretaria do clube para integrar o novo projeto que visa disputar torneios e amistosos na intenção de retomar a revelação de jogadores em Itabira.

*Pedro Abílio é repórter esportivo da rádio Itabira-AM
Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário