Pelas montanhas de Minas, passando por Serra dos Alves, ciclistas disputam a 2ª Cipó Cup

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Nesta sexta-feira (25), por volta de 14h, chegam ao povoado de Serra dos Alves, no município de Itabira, os primeiros competidores da 2ª Cipó Cup. Eles pernoitam por lá e partem no sábado, às 8h, em direção a Morro do Pilar, passando pelo povoado de Cabeça de Boi, no município de Itambé do Mato Dentro.

Serra dos Alves recebe nesta sexta-feira ciclistas de todo o país e do estrangeiro (Fotos: Adilmar Santos, Carlos Cruz e Divulgação)

Até Serra dos Alves, os bikers percorrerão 119 quilômetros vindos da localidade de Peixe Tolo, região do Alto Palácio, na Serra do Cipó. No total, eles irão percorrer cerca de 400 quilômetros. Serão cinco dias de pedaladas até chegar a Conceição do Mato Dentro, onde a competição será encerrada, no domingo.

“Com certeza, a maioria dos competidores vai querer voltar mais vezes para conhecer melhor essa região belíssima de Minas Gerais”, acredita o ciclista itabirano Antônio “Ticorico” Duarte Gonçalves, um dos pioneiros do mountain bike nacional, já tendo participado de inúmeras competições internacionais e no país.

“Estamos tendo um evento muito sadio e competitivo, como também promissor para o turismo”, é a aposta que ele faz. “Muitos competidores irão querer voltar para conhecer melhor a região.”

Disputas

O italiano Marzio Deho vence o prólogo

Considerada a mais expedicionária prova ciclista do país, a competição está sendo disputada por ciclistas que fazem o percurso em dupla, para mais segurança, ou pedalando sozinho, para os mais experientes.

“Na Serra dos Alves, assim como em todo o percurso, os bikers, irão pedalar respirando ar puro em uma região de montanhas de rara beleza”, propagandeia Ticorico, idealizador e organizador da 2ª Cipó Cup.

A competição deste ano promete boas disputas internacionais pelas trilhas do Mato Dentro. Marzio Deho, italiano que já conhece as trilhas mineiras, é bicampeão do Iron Biker em 1989/99. Ele é considerado um dos mais competitivos atletas do planeta em maratonas de Mountain Bike, vindo direto da Valseriana Marathon, disputada na região da Lombardia. Na 2ª Cipó Cup ele já venceu o prólogo da competição.

Mas Marzio disputa a prova com um rival brasileiro especializado em provas extremas, o brasiliense Alexandre Manzan, vice-campeão do Circuito Mundial em 1996. Outro competidor que está na disputa é o mineiro Gabriel Domeniconi, também forte candidato ao pódio.

Cenário paradisíaco

Os competidores passam por cursos d’água e trilhas nunca antes pedaladas

A competição está sendo monitorada por satélite, o que permite saber a localização de cada atleta em tempo real pela internet. “As trilhas foram escolhidas com critério, passando por alguns lugares onde nenhum outro ciclista passou, uma região de rara beleza”, conta Ticorico.

Campos rupestres, matas de galerias, travessia de córregos e serras, sítios e fazendas centenárias, vilas e povoados bucólicos – esse será o cenário deslumbrante, de encher os olhos, e os pulmões com o ar puro das montanhas desta porção meridional da Cordilheira do Espinhaço, que os competidores irão pedalar – e conhecer.

Percurso

Alguns competidores percorrem as trilhas em dupla

A competição teve início nessa quarta-feira na localidade de Alto Palácio, na Serra do Cipó. No dia seguinte, passou pelo povoado Peixe Tolo, de onde os bikers seguem para Serra dos Alves.

Na sequência, passam por Cabeça de Boi, no município de Itambé do Mato Dentro, mas não param. Sempre por trilhas, pedalam até o município de Morro do Pilar, onde chegam no sábado. Do antigo Morro do Gaspar Soares, seguem até Conceição do Mato Dentro, onde a competição será encerrada.

Das etapas:

23/05: 1ª Etapa: Alto Palácio (Prólogo)
24/05: 2ª Etapa: Alto Palácio – Peixe Tolo
25/05: 3ª Etapa: Peixe Tolo – Serra dos Alves
26/05: 4ª Etapa: Serra dos Alves – Morro do Pilar
27/05: 5ª Etapa: Morro do Pilar – Conceição do Mato Dentro.

Mais informações pelo site www.cipocup.com.br

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. Pingback: Exemplo a ser seguido, Conceição do Mato Dentro ganha projeto inédito de apoio ao turista do pedal: uma estação biker - Vila de Utopia

Deixe um comentário