Orquestra de Ouro Preto toca Beatles domingo no Centro Cultural

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Imperdível. Com patrocínio da Vale, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, a Orquestra de Ouro Preto apresenta em Itabira no domingo (26/11), às 20h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com o concerto The Beathes. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser obtidos uma hora antes do concerto.

A Orquestra Ouro Preto combina arranjos clássicos com repertório popular dos garotos de Liverpool (Fotos: Divulgação)

Regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, o concerto já foi apresentado em vários estados do Brasil e no exterior, incluindo participação na International Beatle Week, em Liverpool, na Inglaterra, em 2012. Foi a primeira orquestra a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o mundo.

Fusões: concerto será no domingo, no Centro Cultural

Em sua apresentação, a orquestra dialoga com os universos da música erudita e popular. Outro sucesso da mesma orquestra foi com clássicos de Alceu Valença, que, assim como a apresentação de agora, resulta em uma combinação feliz: o público verá a apresentação em um mesmo palco de uma orquestra de cordas com uma banda de rock.

Será uma viagem de alto astral, abrangendo sucessos dos Beatles que fazem parte do imaginário coletivo – sucesso também entre as novas gerações. O repertório inclui ainda outras canções menos conhecidas, com arranjos inéditos, assinados pelo violonista Mateus Freire.

O concerto privilegia a linha melódica original das canções dos quatro ícones de Liverpool, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo o canto. Entre os destaques do repertório está a música Little Help From My Friends, com o célebre arranjo de Leon Russel, eternizada por Joe Cocker, em Woodstock.

Conforme explica o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, o objetivo da escolha do repertório é manter fidelidade às peças. “Procuramos desvendar a complexidade melódica das canções do grupo, reafirmando o caráter atemporal da obra do quarteto de Liverpool.”

Repertório – The Beatles
Day Tripper, Come Together, Here, There and Everywhere, Yesterday, Help, Black-bird, Because, Eleanor Rigby, In My Life, She Love’s You, Penny Lane, Let It Be, Don’t Let Me Down, Something, With a Little Help From My Friends, Hey Jude.

Serviço

Orquestra de Ouro Preto – The Beatles em Itabira

Dia e Horário: 26 de novembro, 20h

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário