Oficinas de artesanato estão programadas para julho em Itabira, Serra dos Alves e Ipoema

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a Associação Cultural Itabira Século XXI irá promover em Itabira, e também no povoado Serra dos Alves, distrito de Senhora do Carmo, além de Ipoema, oficinas de Artesanato em Fibras de Bananeiras – e de outros afazeres com características artesanais.

A participação nas oficinas é gratuita e está aberta aos interessados com idade acima de 15 anos. Serão ministradas a partir da primeira semana de julho, nas quartas-feiras, no horário de 14h às 16h, no Centro de Artesanato de Itabira, praça Joaquim Pedro Rosa, em frente à Catedral.

Para as oficinas em Itabira, as vagas são limitadas a 16 participantes. As inscrições já podem ser feitas no Museu de Itabira, na praça do Centenário, ou no Centro de Atendimento ao Turismo (Parque Municipal Poço da Água Santa, ao lado da estação rodoviária).

Para as oficinas na Serra dos Alves, e em Ipoema, as inscrições já se encontram encerradas. Na Serra dos Alves a oficina será de confecção artesanal com resíduos recicláveis. Para Ipoema, as oficinas programadas são de Lavadeiras Mirins, Tropeirinhos, bordados e artesanato, e viola na roça.

As oficinas têm por objetivo qualificar os artesãos para que possam obter renda com o novo oficio que irão aprender. As aulas serão ministradas por Adélia Andrade.

Segundo explica Eduardo Sampaio, da organização Itabira Século XXI, a opção pelo artesanato em folha de bananeira é por se tratar de matéria-prima abundante na região e ser de fácil manejo. “Pode-se produzir uma infinidade de objetos, como peças de pequeno e médio porte com características de um souvenir.”

Compartilhe.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário