O Cometa há 40 anos

WhatsApp Pinterest LinkedIn +
Deu no http://www.overmundo.com.br/guia/o-cometa, em 7/11/2006

O Cometa, Itabira, MG

Por Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
7/11/2006 · 125 · 4
“… o último dos jornais alternativos, Chantecler de crista alta que, 7 anos depois de sair do ovo, continua clarinando nas alvoradas de Itabira. Cada país tem o Canard Enchaîné que pode”. Eu poderia usar essa fala do Millôr para contar o que foi e o que é o Cometa Itabirano.

GeninMas posso copiar uma do Ziraldo também: “A Imprensa Nanica está viva e se chama O Cometa Itabirano e é editada mensalmente em Itabira, Minas Gerais. Enquanto houver gente neste país com a cabeça de Lúcio Sampaio, do Carlos Cruz, do Luís Eugênio, do Altamir, do Lelim, do Zanon, do Ricardo, do pessoal do Xatô, etc, etc e etc (a animada turma da terra do Poeta), este país pode ter a esperança de ser salvo”.

O “Poeta” citado é Carlos Drummond de Andrade. Nascido em Itabira , Drummond manteve uma relação um pouco difícil com a cidade. A qual o considerava ingrato por causa da interpretação distorcida da frase “Itabira é apenas um retrato na parede”. O pasquim itabirano manteve contato com o Poeta via correspondência escrita quando ele morava no Rio de Janeiro. Isso serviu para fazer as pazes entre os itabiranos e Drummond, para esclarecer o mal-entendido.

As primeiras páginas do pequeno grande jornal iam às ruas em 1979, enquanto o país vivia uma lenta abertura política. Nada mais natural então que aquelas folhas representassem a juventude universitária
que não abria mão da militância jornalística e literária. Cultura e política: uma mistura inevitável para aquela época.

A capa d’O Cometa acima é de agosto de 1987: mês em que o Poeta morreu

onde fica
Itabira, cidades próximas e Belo Horizonte. O jornal é distribuído também por assinatura.
por que ir
A Imprensa Nanica tem um papel fundamental na mídia de qualquer país. É um símbolo da liberdade de expressão. Por isso Millôr comparou O Cometa ao famoso Canard Enchaîné.

Serviço

Visite a exposição A Liberdade de Expressão na Trajetória do jornal O Cometa Itabirano,

Visitas: De segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Local: Centro Cultural de Itabira, avenida Carlos Drummond de Andrade, centro.

Entrada grátis

Assista o vídeo entrevista:  https: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=m30OWFgCZ6I

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário