Neste sábado tem plantão para o recadastramento eleitoral biométrico obrigatório

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Foi prorrogado para o dia 6 de março – antes estava previsto para o dia 21 de fevereiro – o prazo para o eleitor fazer o recadastramento biométrico. O recadastramento é obrigatório e, sem o título, o eleitor não terá como votar nas eleições de 2 de outubro, com todas as consequências previstas em lei. Lei mais aqui.

Neste sábado haverá plantão no horário de 12h às 18h, com atendimento no Cartório Eleitoral (rua Padre Ângelo, 38, bairro Pará). Fora do plantão, o eleitor pode se dirigir também à Central de Atendimento Eleitoral (CAE), instalada na sala 414 do Fórum Desembargador Drumond (avenida Mauro Ribeiro, 894, Esplanada da Estação). Ou ainda no próprio Cartório Eleitoral

Para facilitar, o eleitor pode agendar dia e hora pelo site www.tre-mg.jus.br do TRE-MG. Ou pelo telefone 148. O recadastramento nos dias úteis ocorre de segunda a sexta-feira, no horário de 12h às 18h.

É obrigatório apresentar documento de identidade com foto (carteira de identidade ou de motorista), além de comprovante de domicílio, que pode ser em nome de algum parente (pais, cônjuge, avós), desde que se apresente documento comprobatório.

Segundo o chefe do cartório eleitoral, Filipe Calijorne Diniz, o eleitor residente em outra cidade pode mudar o domicílio eleitoral para Itabira se comprovar que tem algum vínculo com o município. Isso pode ser atestado por meio de carteira de trabalho assinada por empresa situada no colégio eleitoral ou ainda apresentando documento de propriedade imobiliária no município.

O recadastramento teve início no dia 4 de junho de 2019. Com um colégio com mais de 91 inscritos, a expectativa é ter mais de 90% dos eleitores recadastrados dentro do prazo. Entre os que não farão o recadastramento, certamente estarão aqueles que podem ter mudado de domicílio ou que se encontram com idade acima de 70 anos, quando o voto deixa de ser obrigatório.

 

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário