Neste sábado tem campanha de vacinação contra a gripe

0
Compartilhe.

Todas as pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes puérperas (até 45 após o parto, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem se dirigir neste sábado (12) ao posto de saúde mais próximo, onde tem sala de aplicação, para serem vacinados contra a gripe (Influenza). Adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, além da população carcerária e funcionários do sistema prisional também devem ser vacinados.

Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até 1º de junho (Fotos: Divulgação)

A mobilização é parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. Em Itabira, os postos de saúde ficam abertos neste sábado de 8h às 17h. Com a campanha, conhecida como Dia D, espera-se diminuir o impacto da gripe nesse público-alvo – e prossegue até 1º de junho.

A expectativa da Prefeitura é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários. A vacinação é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A vacina garante proteção por, aproximadamente, um ano. A pessoa vacinada fica protegida a partir da segunda semana após a administração da dose.

Precauções

Conforme esclarece a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus Influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Pode ser transmitido também pelo contato com mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O período de maior circulação do vírus da gripe ocorre, principalmente, de junho a agosto.

Além de vacinar, é importante ainda tomar medidas cautelares, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar. É importante ainda não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes arejados.

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário