Nesta sexta-feira (13), a noite de lua cheia promete ter muitos uivos e cantorias em Ipoema

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Errata

Diferentemente do que está divulgado abaixo, nesta sexta-feira (13), a partir de 20h, a Roda Cultural será em Itabira, em frente à Casa de Drummond e do Museu de Itabira, na praça do Centenário. E não em Ipoema, como erroneamente foi informado. No distrito terá, neste sábado a tradicional Roda de Viola, às 20h, em frente ao Museu do Tropeiro. Fica a correção, com o nosso pedido de desculpa (Carlos Cruz)

 

Em noite de lua cheia, pelo sertão mineiro é comum o aparecimento do lobisomem, esse cruzamento de lobo com o homem que virou lenda, mas que de fato e não de ficção, se transforma no lobo do homem, tornando-se o seu maior inimigo, conforme definiu o dramaturgo romano Plautus (254-184 a.C) e que ficou célebre com Leviatã, de Thomas Hobbes (1588-1679).

Pois bem, esse ser que para Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) nasce bom e a sociedade o transforma em uma pessoa do mal, não deve aparecer, ou pelo menos se manifestar com toda a sua natureza maligna, na noite de sexta-feira (13), na primeira edição da Roda Cultural no aprazível distrito, que acontece a partir de 20 horas, no Museu do Tropeiro, Ipoema, Itabira, MG.

Isso é o que assegura a diretora do museu, Eleni Cássia Vieira, que foi quem descobriu que muito melhor que ficar cultuando as bruxas norte-americanas do Halloween, no dia 31 de outubro, data do aniversário do itabirano mais ilustre – e também de Todos os Santos – é fazer peraltices com os Sacys que habitam o distrito itabirano.

Ipoema tem se consagrado com o tropeirismo, com os encontros em noite de lua cheia e com as suas belas e convidativas cachoeiras (Stael Azevedo e Valério Adélio Adélio)

Segundo a diretora do museu, o próximo fim de semana promete, mais uma vez, ser animado no distrito, como tem sido nos últimos anos em noites de lua cheia, atraindo itabiranos e turistas da região e alhures.

Além das barraquinhas com comidas típicas e o artesanato local, haverá uma grade cultural com shows dos músicos itabiranos Carlos Cabeça, Binho Borges, Roberto Oliveira, além de Honky Tonk (Rolling Stones Cover).

Os Drummonzinhos também estarão presentes, recitando as pedras no caminho do vate itabirano. Haverá, ainda, performances acrobáticas de malabares e apresentação do projeto Corpus, que a assessoria de imprensa da Prefeitura não informa do que se trata.

Roda de Viola

A diversidade cultural é sempre bem-vinda. No sábado, como já é tradição, o distrito promove a festejada Roda de Viola, com um autêntico ponteio da viola caipira, também a partir de 20h.

A Roda de Viola tem início com o tradicional ritual do fogo, simbolizando a união de tropeiros com os visitantes, em volta de uma trempe.

Na sequência acontece a apresentação das festejadas Lavadeiras de Ipoema, dos Meninos do Berrante e das Meninas Trovadoras, além dos Sons da Tropa, Trança-Fitas e dos Estaladores de Chicotes.

Bons uivos e festejos para todos no fim de semana em Ipoema do Mato Dentro.

Serviço

O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217, no centro de Ipoema. Funciona de terça-feira a sábado no horário de 8h30 às 12h e de 13h às 17h. Domingos e feriados o horário de funcionário é de 9h às 12h e de 13h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 31 3833-9254.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário