Neidson Freitas sinaliza trégua, mas diz que irá cobrar a realização dos compromissos de campanha do prefeito eleito Marco Antônio Lage

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Líder do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) na Câmara Municipal, o vereador reeleito Neidson Freitas (MDB) fez uso da tribuna da Câmara, nessa terça-feira (17), para reconhecer a vitória do candidato oposicionista Marco Antônio Lage (PSB) e acenar por trégua, mas com cobrança de compromissos de campanha.

Segundo ele, faz parte da democracia a alternância de poder. “Reconheço a vitória do prefeito eleito. A campanha é o momento mais fácil diante da gestão que terá pela frente. Esperamos que as expectativas que foram geradas sejam cumpridas. Enquanto vereadores, devemos acompanhar e cobrar para que elas ocorram em benefício da população”, discursou o vereador

Neidson foi o candidato a vereador mais votado. É candidatíssimo a assumir a liderança da oposição, ou a presidência da Câmara, já que a nova bancada de vereadores que apoiou o atual prefeito tem folgada maioria na Casa legislativa.

O líder do prefeito fez questão de registrar as qualidades e o que ele considera ter sido uma boa gestão de Ronaldo Magalhães. E enalteceu o seu currículo político.

“Dificilmente, na história de Itabira, alguém terá mais realizações que ele, pela sua trajetória política. Ronaldo começou como vereador, foi presidente desta Casa, elegeu-se prefeito de Itabira, foi deputado, secretário de Estado e voltou para ser prefeito novamente.”

Neidson reconheceu que foi uma eleição bem disputada. “Precisamos ter humildade para disputar uma eleição e humildade também para perder. E mesmo assim continuar buscando o melhor para a nossa cidade na próxima gestão”, comprometeu-se.

Finanças saneadas

Para isso, ele afirmou que a atual gestão irá repassar ao próximo prefeito uma Prefeitura mais organizada, sem dívidas de curto prazo. “Iremos entregar uma Prefeitura muito mais organizada e com as contas em dia, muito diferente do que recebemos da administração passada”, enfatizou.

“O senhores vereadores conhecem os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo desses quatro anos para colocar Itabira de volta aos trilhos.”

De acordo com o parlamentar, Ronaldo Magalhães irá repassar “a chave” da cidade com o orgulho de sair pela porta da frente, com a cabeça erguida. “São muitos projetos realizados, com a Prefeitura em condições ideais para que o próximo gestor dê continuidade ao avanço que Itabira viveu nos últimos anos.”

Diálogo

Para o sucesso do próximo governo, Freitas defende que a busca do entendimento com a Câmara tem de ser permanente e mútuo. “O diálogo com a Câmara é uma obrigação, não é uma cortesia por parte do prefeito”, acentuou o vereador.

“Cabe ao prefeito eleito, como novo líder desta cidade, ter a serenidade e a tranquilidade na composição de seu governo, para que tenha capacidade de escolher pessoas capacitadas para exercer as suas respectivas funções”, acrescentou.

Afagos

Vereador Weverton “Vetão” reconhece a liderança política de Ronaldo Magalhães, enquanto Neidson Freitas (no destaque) acena para o diálogo com o novo governo em busca de soluções comuns para o município (Fotos: Carlos Cruz)

Também da tribuna da Câmara, o ainda oposicionista e provável líder do novo governo na Câmara, o vereador Weverton “Vetão” Andrade (PSB) reconheceu a liderança política do prefeito Ronaldo Magalhães. “Teve uma votação expressiva. Não foi eleito, mas demonstrou forte liderança na cidade.”

Segundo ele, o novo prefeito irá fazer uso de sua longa experiência na iniciativa privada para trazer o melhor para Itabira, principalmente no campo da diversificação econômica.

Ressalte-se que essa é uma promessa antiga de todos os ex-prefeitos, tão anunciada e sempre adiada nessa cidade onde pouco se cria e muito se retira em benefício de poucos.

“A nossa bandeira é a de Itabira. Nosso objetivo é sentar e dialogar com os vereadores eleitos, discutir o futuro de nossa cidade com todos os segmentos da sociedade para enfrentarmos esse momento difícil que se aproxima com o fim da mineração”, disse o parlamentar, também acenando para a proposta de trégua e consenso em torno de um programa mínimo, voltado para o desenvolvimento sustentável do município no presente e no futuro.

“Vamos focar na esperança de dias melhores. Itabira ainda tem recursos e todos podem contribuir para o município sair da dependência econômica à mineração. Cabe aos vereadores participarem dessa discussão e apresentar propostas para o futuro de nossa cidade, o que deve ser colocado acima de tudo”, propôs o vereador Weverton “Vetão”, que, na próxima legislatura, irá trocar de posição com Neidson Freitas no plenário da Câmara.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário