Maíra Baldaia fará shows em São Paulo e promoção com CDs da cantora já tem ganhadores

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Lenin Novaes*

A promoção da Vila de Utopia, disponibilizando CDs autografados da cantora, compositora e atriz itabirana Maíra Baldaia aos leitores que acertassem à pergunta sobre qual o título do CD da artista, lançado ano passado, foi um sucesso. Informamos que, infelizmente, diante da quantidade de mensagens enviadas pelo e-mail viladeutopia@viladeutopia.com.br para o site, não será possível atender à maioria que respondeu de forma correta à pergunta.

Promoção contemplou leitores deste site com CDs da cantora itabirana (Fotos: Divulgação)

Os seis leitores contemplados na promoção foram os primeiros a enviar mensagem, a partir de zero hora do dia 25 de novembro – leitores residentes de diversas cidades de Minas Gerais. Foram contemplados: Rangel Deiró, Vinicius Barcelos, Carlos Otto, Ana Alvarenga, Paulo Henrique Miranda e Mário Silvério. E o CD de Maíra Baldaia, cujo título é Poente e outras paisagens, será enviado via Correios aos felizardos, depois do dia 15/12, após a cantora autografar.

Shows em São Paulo

Nos dias 6 e 7 de dezembro, em palcos diferentes, os paulistanos irão conferir o talento e aplaudir a cantora, compositora e atriz Maíra Baldaia, nos espetáculos Conexão Minas São Paulo e Noite sim: afromineiras. Ela irá se apresentar, a partir das 20h, na Casa Gramo, bairro Vila Romana, com ingresso adquirido na bilheteria. Dia seguinte, a partir das 21 horas, ela estará no Jongo Reverendo, bairro Pinheiros, com show classificado a maiores de 18 anos. Ingressos antecipados através do link:https://www.sympla.com.br/noite-sim—afromineiras__210929. Quem for credenciado da SIM São Paulo terá acesso liberado.

Nos shows de Maíra Baldaia, músicas autorais e parcerias

Maíra Baldaia, mineira de Itabira, cidade berço natal do jornalista e poeta Carlos Drummond de Andrade, apresentará à plateia na Casa Gramo repertório do seu disco de estreia, Poente e outras paisagens, acompanhada dos músicos Octavio Cardozzo, Deh Mussulini, Luiza Brina, Héloa, Tom Custódio e Bruno Anacleto.

Já no Jongo Reverendo, Maíra Baldaia terá participação na noite afromineira da Feira SIM São Paulo, que contará com shows de outras três cantoras mineiras: Raquel Coutinho, Beatriz Rodarte e Josi Lopes. Elas têm trabalhos autorais em que utilizam o Tambor Mineiro e exploram os ritmos afromineiros oriundos do Congado.

Com a proposta de realizar uma residência artística e unir músicos mineiros com os artistas que vivem em São Paulo, foi criado o evento “Conexão Minas São Paulo”. Durante a noite, Maíra Baldaia convidará Héloa. Deh Mussuline convidará Luiza Brina e Otávio Cardoso convidará Tom Custódio e Bruno Anacleto para interpretarem canções de cada artista.

Nova safra

Maíra Baldaia é considerada uma das representantes da boa e nova safra de cantores/cantoras e compositores/compositoras do Brasil. Ela foi apontada em uma seleção feita pela Musicoteca como uma “das incríveis mulheres que estão chamando a atenção e modificando os ‘tipos’ e lugares da música brasileira.” A artista leva para o seu trabalho influências da afro-mineiridade e da cultura brasileira, mas sem estar engessada a um gênero apenas. Incursiona na MPB, na poesia, no blues, no jazz e no samba com estilo singular, leve e marcante.

A cantora mineira de Itabira vai arrebatar corações paulistanos

As suas músicas falam sobre a mulher, sobretudo a mulher negra; espiritualidade, liberdade e amor. Em 2016, Maíra Baldaia lançou, em Belo Horizonte, o CD Poente e outras paisagens, tendo no repertório 12 faixas autorais, sendo algumas parcerias com compositoras mineiras. Em maio, o seu vídeo clipe da música “Insubmissa” ganhou grande repercussão, tendo a temática da solidão e superação da mulher negra.

Cantora gravou o CD Poente e outras paisagens

Depois do lançamento do vídeo clipe, Maíra Baldaia embarcou em uma circulação do seu disco por cidades de Portugal, como Lisboa, Serpa e Beja. Durante a turnê por Portugal, a artista participou do Sofar Sounds Lisbon, importante evento internacional que produz uma gravação ao vivo no canal do Sofar Sounds no YouTube. Recentemente gravou no estúdio YBmusic, em São Paulo, sua participação no programa Cantoras do Brasil (Canal Brasil – Globo Sat) que será exibido em 2018

A banda base que acompanha Maíra é formada pelas instrumentistas Larissa Horta (baixo), Débora Costa (percussão) e Verônica Zanella (violão e guitarra). Ela já realizou shows em importantes eventos: 43° Festival de Inverno de Itabira (MG), SIAN – Semana Idea de Artes Negras (MG), IMUNE – Instante da Música Negra (MG e SP), Encontro de Culturas (Serpa/PT) e SONORA – Festival Internacional de Compositoras (Lisboa – PT e Belo Horizonte/BR).

*Lenin Novaes, jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou o concurso nacional de Poesias para jornalistas, em homenagem ao poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som – MIS. É Assessor de Imprensa do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário