Adultos com idade até 49 anos devem ser vacinados contra sarampo

0
Compartilhe.

Doença aguda, altamente contagiosa, sarampo é transmitido por vírus, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir. A vacina é o meio mais eficaz para se prevenir.

Para o Dia D de mobilização nacional, neste sábado (30), no horário de 8 às 17h, as unidades básicas de saúde com sala de vacinação, incluindo a Policlínica Municipal, estarão abertas para atender, especialmente,  adultos com idade até 49 anos*, definido como público prioritário nesta etapa da campanha.

Os postos de vacinação estarão abertos nas UBS Agua Fresca/ Juca Rosa, UBS Amazonas/Areão, UBS Barreiro, UBS Chapada, UBS Eldorado, UBS Fênix, UBS Gabiroba 1 e 2, UBS Ipoema, UBS Juca Rosa/Praia ll, UBS Pedreira l e ll, UBS Santa Ruth/Santa Marta, UBS Senhora do Carmo e Policlínica Municipal.

A expectativa em Itabira é vacinar 95% desse grupo prioritário. Mas a secretária de Saúde, Rosana Linhares, teme não alcançar a meta; “A procura tem sido baixa”, lamenta, referindo-se à pequena procura nas etapas anteriores da campanha.

Campanha

Adultos com até 49 anos devem procurar um posto de saúde neste sábado (Fotos: Divulgação/MS)

Em todo o país, foram confirmados 9.304 casos da doença. Desses, 7.511 (80,7%) foram determinados pelo critério laboratorial e 1.793 (19,3%) por critério clínico epidemiológico.

Grande parte dos registros (97%) ocorreu no estado de São Paulo. Já em Minas Gerais, foram confirmados 45. Em todo Brasil, ocorreram 13 óbitos por sarampo, segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde.

Daí que a recomendação é para imunizar todo o público suscetível à doença. Em Itabira, a procura pela imunização, o que tem preocupado as autoridades da área.

A doença 

A transmissão do vírus do sarampo ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

O mais grave é que o mesmo vírus do sarampo pode causar também pneumonia, adverte o Ministério da Saúde. E também dano cerebral permanente, surdez, parto prematuro, bebês com baixo peso e até a morte.

No caso do sarampo, a doença é contagiosa – um indivíduo infectado pode transmitir o vírus para 90% das pessoas próximas, desde que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre quatro dias antes e outro tanto após o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Algumas complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida. Confira:

Crianças
 

  • Pneumonia – Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;
  • Otite média aguda (infecções de ouvido) – Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;
  • Encefalite aguda – 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;
  • Morte – 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.

 

Adultos
  • Pneumonia.
Gestantes:
 

  • Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso;
  • É importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.

Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

* Nota da redação: Após a postagem, este texto foi corrigido devido a erro de informação da assessoria de imprensa da Prefeitura. Quando se lia que o público prioritário estava na faixa entre 20 e 29 anos, na realidade a campanha de vacinação está dirigida a adultos com até 49 anos. Outra informação errada era de que todas as unidades de saúde, com sala de vacinação, estariam abertas para atender à campanha. A relação correta das unidades que estarão abertas neste sábado (30) só foi fornecida posteriormente, como se fosse complementação de informação, quando na verdade é uma correção. Fica registrado, com o nosso pedido de desculpa.

Sobre o Autor

Deixe um comentário