Itabira vai ganhar, em 2021, uma estação de mountain bike de padrão internacional

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Já foi dada a largada para a implantação do Circuito de Bicicletas Entre Parques, com o início da montagem das estruturas que darão apoio ao ciclista, como marcos de direção e sinalização, painéis informativos, estacionamento para as bikes, mesas para lanches e postes solares para recarga de bicicletas elétricas. Tudo deverá estar pronto até o dia 30 de dezembro.

Ticorico (primeiro à esquerda) traz para a sua cidade natal a experiência de sucesso já realizada em Conceição do Mato, onde ciclistas já desfrutam da primeira Bikestation do Brasil (Fotos: Divulgação)

Executado com recursos da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto tem à frente um dos principais nomes do mountain bike brasileiro, o itabirano Antônio Gonçalves, o Ticorico.

Ele leva para sua cidade natal a experiência de sucesso já realizada na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro, onde muitos ciclistas já desfrutam da primeira Bikestation do Brasil.

Itabira terá um sistema de trilhas para ciclistas com alto padrão, que garantirá o acesso aos atrativos com muita segurança. A iniciativa é fruto de 13 anos de pesquisas que Ticorico fez ao participar de travessias na Alemanha, Áustria, Itália e Suíça, além de sua experiência como empresário do ramo por 22 anos, com a loja Pedal Verde, em Belo Horizonte.

Circuito tem início no restaurado conjunto arquitetônico do Parque Natural Municipal Ribeirão São José

Muitos atrativos

Em alguns trechos, dentro dos parques, as trilhas serão calçadas

“A cidade tem muito a oferecer aos turistas, tanto os convencionais como os de bicicleta, como atrativos temáticos urbanos, novos parques e belas trilhas e cachoeiras no Parque Alto do Rio Tanque, na bucólica Serra dos Alves”, diz Ticorico.

Entre as várias opções, estão os Caminhos Drummondianos, que podem ser percorridos de bike. Pode-se também pedalar até os parques da Água Santa, do Intelecto e Ribeirão São José (mas as bikes têm que ser deixadas na entrada).

Importante município na cena do mountain bike nacional, Itabira reúne vários praticantes. Por isso, além do Circuito de Bicicletas Entre Parques, Ticorico tem outros planos para a sua terra natal. “No início do próximo ano, espero organizar em Itabira o 1º Fórum Nacional de Turismo com Mountain Bike”, revela.

Esses projetos vão ao encontro do boom no mercado de bikes. Com a pandemia da Covid-19, muitos brasileiros adotaram a bicicleta como opção de transporte, exercício físico e lazer. Resultado: nunca se vendeu tanta bicicleta no país como nos últimos oito meses.

Compartilhe.

Sobre o Autor

10 Comentários

  1. Ótima notícia, mas é triste saber que coisas assim só acontecem em fins de governos . Durante 4 anos nada de novidades , nada de benefícios que pudessem agregar valores ao turismo , nenhuma obra que pudesse gerar interesse arquitetônico. No mais umas reformas aqui outra Alí de construções centenárias pra dispistar o deslêixo .todo discurso foram com relação a faculdade , asfalto e acessos a cidade . Eu cá ainda desconfio que está tal ciclovia será essa cereja toda .

  2. Wanderson predador on

    Ótima iniciativa de ticorico não esqueceu suas origens sou praticamente do ciclismo e somos muito carente em eventos e iniciativa que fomente o esporte que mais cresce no mundo temos um campeão mundial de maratona obrigado aos idealizadores tomara que o projeto cresça ainda mais obrigado ticorico

    • Antônio Gonçalves on

      Obrigado eu e vamos fomentar o desenvolvimento do mountain bike como transformação no cidadão itabirano. Vamos injetar saúde na turma

  3. Demorou, mas já está virando realidade. A cidade, as trilhas, os parques, as unidades de conservação ambiental, a municipalidade e os ciclistas/bikers merecem este projeto revolucionário. Parabéns Ticorico e prefeitura local!

    • Antônio Gonçalves on

      Você sabe o tanto que dediquei, me esforcei, planejei, estudei e vc ajudou bastante. Cada conversa, cada opinião foi avaliada e agora é aperfeiçoar os próximos. Obrigado

  4. Pingback: Restauração arquitetônica da usina Ribeirão São José é concluída mas parque ainda não está aberto para visitas - Vila de Utopia

Deixe um comentário