Incêndio florestal interrompe fornecimento de energia na região de Conceição do Mato Dentro

0
Compartilhe.

Os municípios de Santo Antônio do Rio Abaixo, Morro do Pilar, Dom Joaquim, Congonhas do Norte e Conceição do Mato Dentro sofreram um apagão nessa quinta-feira (19) – e ainda estão parcialmente e ou totalmente sem energia elétrica nesta manhã de sexta-feira.

Torre danificada em Conceição do Mato Dentro: energia ainda não foi totalmente restabelecida na região (Foto: Divulgação)

O apagão foi provocado por um grande incêndio florestal na região da Serra da Ferrugem e Serra do Sapo, que atingiu a rede elétrica, provocando a interrupção do fornecimento de energia pela Cemig. Os danos ambientais são de grandes proporções, numa região de muitos recursos naturais, com grande apelo turístico.

Desde ontem à noite, 90 empregados, entre engenheiros, técnicos e eletricistas trabalham para restabelecer a energia na região. Um helicóptero dá suporte à operação, transportando materiais, equipamentos e montagem das estruturas.

Segundo a assessoria de imprensa da Cemig, uma torre já foi reerguida, mas a completa normalização do fornecimento de energia só deve ocorrer no final desta tarde de sexta-feira (20).

Para atender aos serviços essenciais, foram acionados três geradores de grande porte nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Congonhas do Norte.

Saiba mais

O desligamento da Linha de Distribuição de 69.000 volts de Conceição do Mato Dentro a Guanhães ocorreu às 18h29 dessa quinta-feira. As redes elétricas dos municípios de Morro do Pilar e Santo Antônio do Rio Abaixo foram restabelecidas de forma imediata, às 18h42.

Em Dom Joaquim a energia foi restabelecida às 20h31, enquanto em Conceição do Mato Dentro o restabelecimento foi parcial. Nesta sexta-feira, no início da manhã metade da população da região afetada já conta com o restabelecimento da energia elétrica.

Entretanto, na sede do município de Conceição do Mato Dentro o restabelecimento da energia é parcial – e a interrupção ainda é total em Congonhas do Norte.

Sobre o Autor

Deixe um comentário