Homens são maioria entre os casos confirmados em Itabira. Idosos se cuidam mais ficando em casa

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Os homens têm sido mais suscetíveis ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde Itabira.

Dos 754 casos confirmados – um acréscimo de 14 novos itabiranos testados positivos de ontem para hoje – 602 são homens, com predominância na faixa etária entre 30 a 39 anos. As mulheres são 152 testadas positivas.

Embora não sejam informados os bairros e ou os locais de trabalho das pessoas testadas positivas, a maioria assintomática, não é imprudente afirmar que boa parte deve ser de trabalhadores da mineradora Vale, que tem feito testes em todos os seus empregados e também terceirizados.

Outra explicação pode ser pelo fato de que as mulheres geralmente se cuidam mais que os homens. E saem menos de casa em tempos de pandemia.

É o caso também dos mais idosos. Embora eles sejam mais suscetíveis à doença, pelas comorbidades associadas – e talvez por isso mesmo se cuidam mais – eles estão em minoria entre os infectados em Itabira: Na faixa entre 50 e 59 anos, são 106. E com idade acima de 60 são 20 testados positivos.

A boa notícia é que do total dos casos confirmados, 618 já estão recuperados. E 132 seguem em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelas equipes de Saúde do município.

Apenas um paciente se encontra hospitalizado em enfermaria. Não há paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Itabira confirmado com a Covid-19. Mas há um itabirano testado positivo hospitalizado em UTI na capital mineira.

Outras síndromes

Com o inverno, tem aumentado também outros casos de síndromes respiratórias não especificadas, com confirmação de 118 casos que testaram negativo para a Covid-19 ou positivo para outra doença.

E saltou de 102 para 125, de ontem para hoje, o número de pessoas com sintomas da doença – e que por isso estão sendo monitoradas. Dessas, cinco estão hospitalizadas, quatro em enfermaria e uma em UTI.

E um óbito está sendo investigado. Se o resultado der positivo, será a terceira morte em Itabira pela Covid-19.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário