Genin expõe em Belo Horizonte “grandes compositores” no Espaço Usiminas de Arte

1
Compartilhe.

Desde quinta-feira (7), o Espaço Usiminas de Arte recebe a exposição “SOLO – Álbum das Glórias Musicais Brasileiras”, do artista itabirano Genin Guerra, colaborador deste site Vila de Utopia. Os trabalhos ficam expostos até o dia 31 de março.

O artista itabirano homenageia grandes nomes da música brasileira (Fotos: Leonardo Galvani e Rita Guerra)

Realizada pelo Instituto Usiminas, a mostra tem como tema a música – e reúne obras que retratam principalmente os grandes compositores brasileiros.

Em 2000, sem grandes pretensões, Genin começou o trabalho de escultor. Há nove anos, com a orientação das ceramistas Erli Fantini e Carmelita Andrade, ele começou a desenvolver a série em baixo relevo.

A ideia surgiu ao ver as esculturas caricaturais do francês Honoré Daumier (1808-1879), no Museu d’Orsay, em Paris.

Genin no Espaço Usiminas de Arte

Posteriormente, o livro Álbum das Glórias, do também ceramista e caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), também exerceu forte influência sobre o seu trabalho.

Dos compositores brasileiros, o artista pontuou alguns mestres que fizeram e fazem um trabalho de inquestionável qualidade, variedade e originalidade musical.

A exposição já passou por diversos espaços, como a 1ª Bienal Internacional da Caricatura do Brasil, no Rio de Janeiro, e ficou exposta no 43º Festival de Inverno de Itabira (MG).

Mostra do artista itabirano está imperdível

Ainda em Itabira, sua terra natal, Genin tem inúmeros trabalhos em escultura. É de sua autoria o Drummond sentado na hematita, em frente ao Centro Cultural – e também no Memorial Drummond.

Foi ainda esculpido pelas mãos talentosas desse artesão do bronze – e também da cerâmica – o Menino Antigo no triciclo, na Fazenda do Pontal.

A homenagem que a Prefeitura fez ao cantor e compositor Newton Baiandeira, que após a sua morte ganhou escultura na praça Acrísio de Alvarenga, é outra obra de arte que leva a sua assinatura.

Artistas internacionais são também homenageados

Exposição prossegue até 31 de março

Na exposição no Espaço Usiminas de Arte, Genin também expõe uma mostra do seu novo trabalho em construção, que são esculturas de cabeças caricaturais de grandes nomes da música internacional.

Nas peças são retratados artistas imortais como Elvis Presley, Amy Winehouse, Steve Wonder, Ray Charles, Louis Armstrong.

A exposição está imperdível. Vale a pena conferir e apreciar mais essa exposição do talentoso artista itabirano.

Serviço

Instituto Usiminas

Rua Professor José Vieira de Mendonça, 3.011/5º andar, Bairro Engenho Nogueira (Pampulha, em frente à entrada para a UFMG, pela avenida Catalão) – Belo Horizonte – MG

Atendimento de 10h às 17h, de segunda a sexta, mediante agendamento por um desses telefones: 31 3499-9552/3499-8599/31 3499-9094.

Sobre o Autor

1 comentário

Deixe um comentário