Fotógrafa e ativista, Barbara Veiga lança livro sobre suas experiências em alto-mar

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

A ativista brasileira Barbara Veiga relata a rotina de quem atravessa oceanos em defesa da natureza. em seu livro Sete Anos em Sete Mares (Editora Seoman, 2019, 288 páginas), a ser lançado em março.

Em defesa das baleias ela singrou mares e se confrontou com navios baleeiros (Fotos: Divulgação)

Em suas aventuras como ambientalista singrando pelos sete mares, ela não se encontrou com Moby Dick, a cachalote (baleia branca) que destruía os navios baleeiros que a perseguia, levando-os ao naufrágio. Mas se encontrasse, não teria problemas.

Afinal, ela não caçava baleias, mas as protegia como militante das organizações ambientalistas Greenpeace e Sea Shepherd. A inteligente baleia sabia distinguir os seus inimigos daqueles que a protegia.

“Ainda molhada da água do mar, e da minha própria urina, sentindo sede, fome e muito calor, repito para mim mesma: ‘Aguenta firme. Vai dar tudo certo’”. Esse é só um trecho do relato de vida que Barbara Veiga narra em seu livro. 

A jovem ativista brasileira sempre foi apaixonada pela natureza e pela biodiversidade – sobretudo a marinha – que nosso planeta possui. E foi esse amor que a motivou a dedicar sua vida a salvar a natureza.

“Preocupada com o futuro das florestas, oceanos e espécies ameaçadas, senti que era o momento de encarar essa transformação radical em minha vida. Não temos um Planeta B, então acho que foi a decisão mais sensata a ser feita.” – Barbara Veiga. 

 

Barbara Veiga na Antartica, para a série de TV Whale Wars. Na foto em destaque, a autora fotografa para a série Viking Shores Chanelnas ilhas Faroë, em defesa das baleias

Mas se ele não encontrou Moby Dick, Barbara em suas aventuras se defrontou com piratas reais no Golfo de Áden (região do mar que separa Somália e Iêmen). Participou de sabotagem a navios de pesca ilegais, da destruição de fazendas de atum.

Outra frente de batalha da ativista, dessa vez em terra firme, tem sido contra o desmatamento da Amazônia, dentre tantas outras missões de quem escolheu combater a exploração das riquezas naturais ao redor do planeta.

Capa do livro

No Brasil ela foi presa duas vezes. E em outra ocasião foi detida numa solitária no exterior – o embate com a polícia e autoridades locais foi quase sempre inevitável.

Por meio de seu livro, Barbara quer mostrar porque escolheu dedicar sua vida a investigar e documentar tantos crimes ambientais.

“Sete Anos em Sete Mares fala sobre aprendizados, dificuldades, dúvidas, luta e muito amor. Desejo mostrar a urgência que o tema pede. O importante é cada um, à sua maneira, agir em prol de todas as formas de vida existentes na Terra.”

Sete Anos em Sete Mares é escrito como se fosse um diário de bordo. A autora descreve sua rotina em alto-mar, os desafios que ativistas enfrentam quando desafiam o sistema e traz à luz os impactos ambientais que são gerados quando o meio ambiente é posto em segundo plano.

Com uma linguagem intimista, Barbara mostra a realidade de quem escolheu defender o planeta, disposta a abrir mão de conforto ou mesmo arriscar a própria vida na defesa do que ela acredita: a preservação do planeta com toda a sua biodiversidade.

Sobre a autora

Barbara Veiga é fotógrafa documentarista com experiência de atuação em mais de 80 países. Uniu o jornalismo à fotografia e posteriormente ao audiovisual, em parceria com organizações mundiais como Greenpreace, Sea Shepherd, Amazon Watch e Avaaz.

Produziu, pela Rede Globo, uma série de videorreportagens para o Fantástico, além de ter seus registros publicados em veículos como o site da BBC, matérias pelo The Guardian, The Los Angeles Times, The Australian e Vanity Fair.

Através da fotografia foi premiada pela National Geographic pelo trabalho intitulado Pelo Homem, Pela Natureza, exposto em Paris, no Jardin des Plantes (2011), além de Cannes, neste mesmo ano, durante o Festival de Cinema.

Serviço

Turnê de Lançamento:

19/03 – Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros) – SP.

25/03 – Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon) – RJ.

Livro: Sete Anos em Sete Mares

Autora: Barbara Veiga

Editora: Seoman

Páginas: 288

Como adquirir

Livraria Cultura
https://goo.gl/P1CdVS

Livraria Saraiva
https://goo.gl/Q2LuPo

E se preferir E-book;

Livraria Cultura
https://goo.gl/P1CdVS

Livraria Saraiva
https://goo.gl/Q2LuPo

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Parabéns ..vejobem vc um exemplo.. Um bom exemplo para as futuras gerações.. Qria saber como colaborar com musicas. Vi sua reportagem hj em na prai em Recife..meu contado 085 99260 8058. Veja um video meu de protesto ao desmatamento da Amazônia ” Amazônia bla bla blá “

Deixe um comentário