Fim de semana com boas opções culturais em Itabira

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

A agenda cultural está animada neste fim de semana na Cidadezinha Qualquer – e em Ipoema também. Antes, teve a Quinta Cultural na pracinha do Pará, com o Norberto “Bitinho” voltando a produzir seus eventos com artistas da terrinha: Nandy Xavier, Carlos “Cabeça”, Daniel Pantoja, Luiz Bira. E ainda teve show de Genésio Reis todo feliz –e com razão – pela gravação de seu primeiro CD Nativa Latina, depois de dezenas de anos de festivais e composições.

Vista de Itabira no mirante Pousada do Pinheiro é outra atração para quem vai ao Iron Chef (Foto Geraldo Andrade)

A pracinha do Pará ficou alegre e divertida em noite de lua cheia. Adirney Jabour, presidente da Associação dos Moradores do bairro Pará (Amapará), está também rindo à toa – e não é para menos. O povo volta a ocupar a histórica pracinha do bairro, que melhorou muito depois da reforma realizada pela administração passada.

Quinta Cultural na pracinha do Pará reuniu um bom público (Foto Mauro Moura)

Na quinta-feira teve também a abertura do 1º Iron Chef de Itabira – Festival Gastronômico, no mirante da Pousada do Pinheiro, e não dos Pinheiros, como bem acentua Ceomar Santos, que foi assessor de comunicação da Vale por muitos anos. “O nome é uma homenagem a Israel Pinheiro, primeiro presidente da Vale. Ali nunca teve pinheiros.”

O hotel, abandonado depois de ter virado faculdade, foi construído no início da década de 1970 para receber os engenheiros alemães que vieram a Itabira para orientar e supervisionar a montagem da usina Cauê. Cada apartamento tem a sua garagem e entrada independente. Foi o primeiro motel de Itabira.

O Iron Chef prossegue até domingo. Além de show hoje às 22h com Toninho Horta, haverá antes apresentação musical de Binho Geraes e Genésio Reis, além de sarau poético com Marcelino de Castro. Na área gourmet tem ótimas pizzas, pasteis, pães de queijo, caldos, vinhos, chopes artesanais, sucos e muita gente reunida.

Neste sábado, a agenda inclui a primeira Roda de Viola do ano no distrito de Ipoema, a partir de 21h. Haverá fogueira, estaladores de chicote, Lavadeiras de Ipoema e shows com a dupla sertaneja Polyana e Ralph e do cantor Jhony Francis. Tudo isso, além de barraquinhas com comidas e bebidas típicas.

Domingão

Para domingo, a programação do Iron Chef inclui shows com João Tobias, Luiz Bira, Sérgio Dias (poemas), encerrando-se com Caffeine Trio, a partir de 21h. O visual noturno da cidade e da lua cheia refletindo a sua luz no brilho do rejeito de minério é outra atração que vale a pena observar no mirante do Pinheiro.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário