Exemplo a ser seguido, Conceição do Mato Dentro ganha projeto inédito de apoio ao turista do pedal: uma estação biker

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

O município mineiro de Conceição do Mato Dentro, a apenas 165 quilômetros de Belo Horizonte, terá um projeto inédito no Brasil: em março de 2020, começa a funcionar na cidade a primeira Estação de Mountain Bike do país – a Bikestation. Será a maior infraestrutura nacional de apoio ao turista biker.

Ticorico, itabirano e idealizador, com Júlio Pinto, coordenador de projeto da Anglo American (Fotos: Divulgação)

Idealizado para organizar e fomentar o turismo com bicicleta, o projeto é resultado de um acordo entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a empresa Anglo American.

A mineradora vai custear a implantação da estação, que terá mesas para lanche, áreas de encontro (meeting points), estacionamentos, marcos, placas, totens, lavador de bicicleta (bikewash) e postes com energia solar para recarga das modernas e-bikes.

O funcionamento é semelhante ao de uma estação de esqui: o turista biker vai pedalar em um local com boa estrutura e segurança. Ele também terá à disposição todo tipo de informação, em português e inglês, como perfil da trilha, tempo gasto estimado, gráfico com altimetria, grau de dificuldade, atrativos, dicas de alongamento e localização do Pronto Socorro mais próximo.

Aquecimento do ecoturismo

Pedalando no topo da Cordilheira do Espinhaço: Conceição do Mato Dentro sai na frente nessa tendência de turismo que é mundial

O projeto foi apresentado à Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em 2017 por Antônio Gonçalves, mais conhecido por Ticorico, itabirano e um dos ícones do mountain bike brasileiro. O prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira prontamente apoiou a iniciativa e a encaminhou a Anglo American para estudos de viabilidade.

Também conhecida como a Capital Mineira do Ecoturismo, por suas montanhas, águas e trilhas, Conceição do Mato Dentro espera um aumento expressivo de bikers com a implantação do projeto.

“Ao atrair novos turistas com suas bicicletas modernas, a Bikestation vai promover a preservação ambiental e aquecer a cadeia do turismo local, servindo de óleo para a roda girar”, acredita Ticorico.

O turismo com bicicleta é um dos esportes que mais cresce no mundo. Desde que começou a pedalar, nos anos 1980, o itabirano Ticorico participou de diversas travessias na Alemanha, Áustria, Itália e Suíça, além de ter sido proprietário da loja Pedal Verde, em BH.

É o organizador da Trans Espinhaço e da Cipó Cup, prova de estágios na Serra do Cipó, região que conhece como poucos. Graduado em Marketing, é co-autor do Guia Mineiro de Mountain Bike, publicação completa, com 50 trilhas. Leia também aqui.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

16 Comentários

  1. Belo Projeto do Ticorico, bem relacionado com bikers gringos e de outros estados. Vai trazer um impulso muito bom aos já bem procurados atrativos de CMD

  2. Parabéns Anglo , parabéns prefeitura de Conceição , projetos como este nos colocam alinhados com o que de melhor tem no mundo em termos de proporcionar a população local e ao praticante de esportes ao ar livre uma experiência ímpar nestas belas paisagens Mineiras .
    Este senhor Ticorico deve ser uma pessoa iluminada por conseguir juntar o investimento púbico e privado em um projeto tão louvável !
    Minas sai na frente mais uma vez !

  3. Belíssimo projeto que certamente será um sucesso! Parabéns ao grande incentivador e batalhador pelo ciclismo no país Ticorico e aos parceiros.

  4. Tive a oportunidade de conhecer este projeto ano passado. Parabéns Ticurico, parabéns Prefeitura e Anglo. O projeto é muito bonito e atraente para os amantes de bike.

  5. João Carlos Carmo Teixeira on

    Parabéns esporte é tudo de bom para todas gerações. Está faltando aqui em CMD uma pista de Skate tenho pessoas vários projeto da federação mineira de skate. Qualquer coisa estarei disponível a ajudar.

  6. Luiz Cláudio Duarte Mattos on

    Penso q é uma iniciativa positiva desse projeto do Ticorico com a Anglo, e acredito em muito mais projetos q beneficiem a população em geral, já q essa empresa está tirando da região as riquesas imensuráveis q não serão repostas. Em defesa da conservação da biodiversidade!

Deixe um comentário