Evando Avelar é reeleito, pela segunda vez, presidente do Sindicato Rural de Itabira

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Por 102 votos a 39, o produtor rural Evando Lage Avelar foi reeleito, nessa sexta-feira (24), pela segunda vez, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira. Ele derrotou a chapa 2, que tinha como candidato a presidente o produtor João Braz, de Senhora do Carmo.

A chapa oposicionista propunha ampliar a representação legal da categoria econômica no município e na região, assim como dar mais transparência na gestão da entidade.

Não deu certo. A categoria optou pela continuidade da atual gestão, eleita pela primeira vez em 2014 para dirigir a entidade, que tem extensa base territorial.

A sua representatividade sindical abrange os municípios de Itabira (sede), Itambé do Mato Dentro, Passabém, São Sebastião do Rio Preto, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e Bela Vista de Minas.

Continuidade

Com a reeleição de Evando Avelar, o compromisso é dar continuidade aos trabalhos de representação da categoria em diferentes instâncias, assim como concluir as obras de melhorias que vem sendo executadas na sede do sindicato, no bairro Pará.

Dentre as melhorias propostas está incluída a construção de um Centro de Treinamento, com auditório/salão de eventos, além de instalar um elevador para facilitar a acessibilidade ao prédio-sede.

Outra proposta é voltada para o incremento da produção agropecuária, que passa pela inclusão de Itabira na produção de queijo Minas Artesanal (Região Entre Serras), além da melhoria genética da bovinocultura na região.

Como parte da mesma proposta de incremento do setor rural, se propõe fortalecer o agronegócio sustentável (Crasir), nas áreas de pecuária, fruticultura (banana), olericultura, café, apicultura, além de desenvolver projetos e pesquisas junto às instituições de ensino superior.

O fortalecimento da cadeia da banana, e da central de compras, são outros programas que pretende implementar, com abertura de crédito aos produtores junto às agências bancárias.

Outra promessa é ofertar aos produtores rurais mais cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), principalmente no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que atendam às demandas dos produtores e comunidades rurais.

Empenhar junto à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) para a melhoria da conectividade no campo é outro compromisso que os produtores rurais de Itabira e da região esperam ver cumprida.

Para isso, o sindicato se propõe ampliar as relações com o sistema CNA/Faemg, Senar, além de fortalecer as parcerias com órgãos públicos e entidades voltadas para o agronegócio em Itabira e na região.

Na continuidade dos trabalhos, a diretoria reeleita pretende também estudar a viabilidade de realizar leilões de gado, incrementando os negócios pecuários na região.

A participação do sindicato nos conselhos municipais de desenvolvimento e melhorias das condições de vida para o homem de campo é outra proposta da chapa vitoriosa.

No destaque, Evando Avelar, presidente reeleito do Sindicato Rural de Itabira (Foto: Divulgação)

 

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Aproveitando o ensejo , faço esclarecimento , não são promessas , sim realizações em andamento e algumas propostas. Promessas devem ser cumpridas, propostas dependem também dos envolvidos .
    E , também agradeço a todos pelo apoio e votos recebidos . Nosso trabalho é fruto do empenho das funcionárias , associados e parcerias realizadas.

Deixe um comentário