Encerramento do festival de inverno tem mesa-redonda sobre história e tradição mineira, espetáculos e receitas deliciosas

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Para quem deseja conhecer um pouco mais da história desta província mineral, a boa pedida é assistir, neste sábado (19), às 19h, pelo canal da FCCDA no YouTube, a mesa-redonda com participação das historiadoras Ana Alvarenga de Souza e Staël Azevêdo que, juntamente com o memorialista Marconi Ferreira e o congadeiro Antônio Beato, irão discorrer sobre o tema do festival de inverno extemporâneo deste ano: Minas Gerais 300 anos.

Trata-se de uma homenagem e celebração do tricentenário do estado. A pauta da mesa-redonda visa discorrer, sobre o olhar das historiadoras e do testemunho do memorialista e do congadeiro, responsável por manter viva a tradição do folguedo folclórico em Itabira, sobre a formação política e econômica do estado.

E, também sobre as conexões religiosas, que vêm da tradição cultural afro-brasileira, com destaque para as tradições históricas, usos e costumes de Angola e do Congo, com as influências ibéricas de profunda religiosidade.

Os debatedores irão abordar temas relativos à ancestralidade mineira, reconhecendo e partilhando símbolos, ritos, mitos, saberes, práticas.

Tudo isso além dos sabores, parentescos e todo o imaginário social que se constrói por meio do vínculo com o passado, desde as descobertas auríferas em Mariana e Ouro Preto, passando por Catas Altas até chegar a Itabira do Mato Dentro.

Espetáculos

Romeu e Julieta, com o grupo Galpão, é atração do festival de inverno no canal da FCCDA no Youtube (Fotos: Divulgação)

Ainda na programação do festival, às 17h30, pelo mesmo canal no YouTube e também imperdível, será exibido o espetáculo Romeu e Julieta, pelo grupo Galpão. O espetáculo foi gravado na praça do Papa, em Belo Horizonte, antes de ter início a pandemia com o novo coronavírus.

A peça é dirigida por Gabriel Villela. Transpõe a tragédia shakespeariana de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira, com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.

Já à noite, às 19h, integrantes do Grupo Galpão entram ao vivo no YouTube para um bate papo com o público.

Rivotrio sem receita, banda de rock itabirana, também está no festival

Para o domingo (20), último dia do festival, a programação conta com a exibição às 10h, pelo YouTube, do espetáculo A Menina do Dedo Torto. Escrita por Alexandre Maia e Ldmila Rosa, a peça é dirigida por Pedro Brício e conta com imagens do jornalista Luís Nachbin.

Conta a história de uma menina de oito anos hostilizada na escola por causa do seu dedo torto e a forma como lida com a situação. Após a exibição da peça, às 11h, Ludmila Rosa e Luís Nachbin entram ao vivo no YouTube para um bate-papo sobre o espetáculo e o seu processo criativo.

Às 14h, será exibida, sempre pelo YouTube, a contação de história Meu Avô Costura Histórias, com Tales Jaloretto. Adaptada do livro Durvalino a Pão e Banana, de Durvalino Jaloretto, e com foco na oralidade e som da história, a contação utiliza técnicas de manipulação de objetos e alguns elementos teatrais. A primeira parte dessa aventura foi contada em uma live realizada no último domingo e pode ser assistida aqui).

Wilson Sideral encerra a programação do festival de inverno

Ainda no domingo, às 15h, em live pelo YouTube, a Cia. Pé de Moleque apresenta o espetáculo infantil Memórias de um Menino Bartolomeu. A peça celebra os 300 anos de Minas Gerais e é inspirada no escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Tem como cenário o interior de Minas Gerais. Trabalha o folclore, a magia e subverte o cotidiano de uma cidadezinha.

Para o encerramento do 46º Festival de Inverno de Itabira acontece uma live pelo YouTube, às 18h, diretamente da Fazenda do Pontal. Será quando os roqueiros itabiranos da banda Rivotrio sem Receita irão abrir o espetáculo, que terá como principal atração, às 19h, show com o cantor e compositor mineiro Wilson Sideral, com o espetáculo Tropical Blues.

Oficinas

Ainda neste sábado, às 10h, será disponibilizado no YouTube uma videoaula com preparo de pão italiano com fermentação natural. A oficina é ministrada por Guilherme Procópio.

Às 13h, sempre no YouTube, o festival oferece a oficina de percussão corporal, com o músico Marcelo Hautequeste. Mais à tarde, às 14h, será publicada a videoaula com a receita de pão de queijo gourmet, ministrada por Rodrigo Bernardi.

A última oficina será realizada às 16h: Ronan Barbosa ensina em um vídeo no YouTube como preparar um prato bastante apreciado na culinária mineira: a rabada com vinagrete morno, um acompanhamento especial de dar água na boca.

Clique aqui e faça o download da programação completa do 46º Festival de Inverno de Itabira.

Clique aqui e faça o download da programação de oficinas do 46º Festival de Inverno de Itabira.

Mais informações pelo hotsite www.fccda.com.br/festivaldeinverno ou pelo telefone (31) 3835-2102.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário