Em 2003, empresa anuncia que Itabira tem minério para mais 60 anos

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

De fato, a Vale deve urgente explicação a Itabira. Afinal, qual é o horizonte real para a exaustão de suas minas no município? A mineradora ainda não disse, mas é sabido que as declarações feitas por meio do relatório Form20 reportam apenas as reservas e os recursos comprovados por uma auditoria independente. Não estariam, portanto, contabilizadas as reservas e os recursos que ainda demandam estudos mais aprofundados de viabilidade econômica e ambiental.

Sabe-se também, conforme foi divulgado em 2003, que as minas de Itabira dispõem de mais reservas e recursos além dos que foram  declarados oficialmente à Securities and Exchange Commission (SEC), no ano passado (leia mais aqui).

Nas Minas do Meio, e também em Conceição, encontram-se a maior parte dos recursos que podem virar reservas economicamente viáveis no futuro próximo (Fotos: Carlos Cruz)

Por esse relatório de 2003, portanto há 15 anos, as reservas conhecidas de Itabira seriam de 1.135 bilhão de toneladas (Bt), distribuídas entre hematita com 418,9 milhões de toneladas (Mt) e itabiritos (716 Mt).

Só com essas reservas, considerando a média de produção anual de 40 milhões de toneladas (Mt), restariam ainda 535 Mt, suficientes para estenderem o horizonte de exploração por mais 13 anos. Como na mesma ocasião foi relatada a existência de recursos da ordem de 3,9 Bt, esse horizonte, caso esses recursos sejam viabilizados, se alongaria para mais algumas dezenas de anos.

Não foi à toa que o ex-diretor da Vale José Francisco Viveiros tenha declarado, ufanisticamente, numa reunião na Acita, em 2003, que Itabira teria minério para mais de 60 anos. Restariam, portanto, 45 anos de mineração no complexo minerador de Itabira – e não apenas uma década conforme foi declarado pela Vale à Bolsa de Nova Iorque no ano passado.

Esse relatório gerou, inclusive, clima de grande otimismo em Itabira – e que agora se desmancha no ar como tudo que é sólido, com o minério que se esvai. Mas há quem diga, também, que o minério de Itabira nunca vai exaurir, mas se tornará inviável economicamente.

São essas explicações que a direção da mineradora deve à Itabira. Afinal, qual relatório Form20 está valendo? O que foi apresentado agora, ou aquele divulgado em 2003? Com a palavra a direção da mineradora Vale S.A.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor