Educação como prática ambiental transformadora de última geração

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Rafael Jasovich*

O editor deste site Vila de Utopia me confiou uma tarefa que me enche de orgulho, mas que carrega uma enorme responsabilidade: escrever a resenha do livro de minha amiga e companheira de caminhada e de utopias, a doutora Flávia Alvim de Carvalho.

Quando o livro chegou ás minhas mãos li de uma sentada só. A Flávia escreve maravilhosamente bem, tem um texto invejável, bem que eu gostaria de um dia usar as palavras com a maestria que ela o faz.

O livro que trata de Educação Ambiental à luz do Direito, este é o titulo, faz mais do que isso. Na leitura nos leva a percorrer o caminho dos direitos humanos, onde estão inseridos aqueles que são chamados de terceira geração, direitos difusos e coletivos. Trata-se de um livro que todos que querem – e lutam – por um mundo melhor devem ler.

A autora Flávia Alvim aborda a educação ambiental como prática transformadora da realidade por um mundo melhor (Foto: Carlos Cruz)

O livro aborda esses temas principalmente o equilíbrio entre todos os seres vivos, ou não, que habitam este planeta. Descobrimos com a leitura que é possível tratar do assunto de maneira leve e de fácil compreensão para jovens, crianças  e adultos que são os destinatários dessa obra, primeira de um projeto maior, no dizer da autora.

No meu parco entendimento o fio condutor do livro, que com certeza terá uma ampla gama de leitores ávidos de saber, trata da solidariedade, da derrubada de preconceitos e principalmente de nos ensinar que todos são iguais, cada um com suas peculiaridades, para mantermos a vida no planeta (parafraseando a autora).

É imprescindível a leitura para aqueles que desejam viver num mundo mais sustentável, onde todos tenham sua parcela de direitos e deveres em defesa da habitabilidade atual e futura, para esta e para as próximas gerações que estão porvir, de forma que se tenham desde já seus direitos preservados.

Capa do livro Educação Ambiental à luz do Direito: para ler, refletir, aprender e ensinar

Professores, pais e todos aqueles que possam ensinar aos jovens, e principalmente, trabalhar em sua formação de seres solidários e comprometidos com as causas justas dos direitos humanos e da sustentabilidade do habitat que nos tocou povoar, devem não só ler o livro, mas também utilizá-lo como texto a ser compreendido e difundido.

Poderia escrever muito mais, mas deixo por conta de vocês, leitores, as descobertas aos desfrutar da leitura do livro da Flávia Alvim, utilizando-o da melhor maneira possível. Ele é combustível para a longa caminhada por um planeta equilibrado.

Saiba mais

Flávia Alvim é advogada, lecionou filosofia. Possui artigos publicados em sites e jornais. É especialista em direito tributário. É constitucionalista, estudiosa dos direitos humanos e fundamentais. Acompanha causas sociais e desenvolve projetos educacionais.

Lançamento

O lançamento do livro Educação Ambiental à luz do Direito tem lançamento agendado para Belo Horizonte no dia 10 de agosto, no horário de 14 às 18h, na Livraria Leitura, no Pátio Savassi (avenida do Contorno, 6061, lojas 235/236.

*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, membro da Anistia Internacional

 

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Já quero ler, já quero ir ao lançamento do livro e já quero dar de presente à minha irmã.
    Parabéns e sucesso Flávia Alvim!

Deixe um comentário