Drummond, Deus e a religião

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Quem gerou Deus?

Em “Os pássaros do Retratista”, de Sylvio da Cunha, publicada aqui no dia 17.10, ele fecha o texto, no último parágrafo, com esta opinião: “Para mim, é cristão o espírito poético de Carlos Drummond de Andrade”.

Cristão é quem segue os princípios do profeta judeu Jesus de Nazaré, depois apelidado de Cristo, que no ocidente foi difundido com tamanha veemencia que não podemos escapulir da cultura cristã.

Na entrevista, cujos trechos estamos publicando aqui na Vila de Utopia, Maria Julieta insiste que ele escreve e fala muito de Deus.

Mas mesmo assim o poeta nega a crença em Deus. Qual será a importância de ser agnóstico, ateu ou o contrário? Pouco importa, Drummond, em sua vida pública, foi pessoa correta e é o que importa. (mcs)

Deus

A ideia contrária de corpo é Deus

Deus me chateia. Sabe, eu não creio nele, creio realmente numa organização natural que toma o nome de Deus. Este argumento de que não era possível existir nada sem um poder gerador, não resolve, porque tem de perguntar: quem criou Deus? Quem gerou o mundo? E quem é que gerou Deus?

Agora, evidentemente você tem de se curvar ante a ordem maravilhosa da natureza, que mesmo nos seus desequilíbrios, nas suas crises sísmicas e outras ela é formidável porque se recompõe, ela se reconstitui. Quantos milênios são necessários para fazer uma montanha? E para derrubá-la é difícil.

Deus é uma incógnita para mim. Deus está incluído no grande painel do mistério da vida. Não é Deus que é misterioso, a vida é que é misteriosa. Por que nós nascemos? Esse mistério não está explicado, então eu me curvo diante dele, agora, não aceito uma explicação metafisica.

Religião

As religiões tem isso de contingente, cada região tem… a religião é um fenômeno cultural. No ocidente nós temos uma religião, no oriente temos outra, sendo paradoxalmente no ocidente a nossa religião é oriental, nós somos descendentes do judaísmo, da religião hebraica reformulada pelo cristianismo, mas inspirados por uma cultura que é diferente da nossa, que era a antiga cultura hebraica.

Foto: Acervo Instituto Moreira Sales/ Rio

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário