Disputa pela Prefeitura de Itabira chega aos eleitores pelas ondas do rádio com início do horário eleitoral gratuito

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Teve início nesta sexta-feira (9) – aniversário de emancipação política de Itabira – a campanha eleitoral gratuita pelas ondas do rádio.

Segue diariamente, com apresentações em dias alternados dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, até o dia 12 de novembro. Os programas entram no ar pela manhã, de 7h às 7h10, e no início da tarde, de 12h às 12h10,

Abertura

Cleverson Boim (Republicanos), candidato a prefeito, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – Foto: Reprodução)

Quem abriu o horário eleitoral na campanha municipal de 2020 foi o candidato a prefeito de Itabira Cleverson Boim (Republicanos).

Foi apresentado por meio de uma locução feminina sem que o próprio candidato se apresentasse, nem tão pouco o candidato a vice Cláudio “Pezão”.

O candidato apresentou como propostas criar cursos profissionalizantes em parcerias com o Senai, Senac, nas áreas de elétrica industrial e automotiva, mecânica de automóveis, informática, tornearia, cursos de Libras e cuidadores de idosos, teatro, costuras e bordados.

“Assim os jovens de Itabira terão a chance de ingressarem no mercado de trabalho. Abriremos a porta da Prefeitura uma vez por semana para atender à população”, prometeu a voz feminina em nome do candidato, o último a ter o registro de sua candidatura na justiça eleitoral e o primeiro a se apresentar nas ondas do rádio.

Situação

Ronaldo Magalhães (PTB), prefeito, candidato à reeleição

Já Ronaldo Magalhães (PTB) iniciou o seu programa com sonora própria na locução: “Moradores de Itabira, de cada chão desta cidade”, disse ele, dirigindo-se aos ouvintes.

Disse ser um candidato que “tem coragem de realizar sonhos e transformar as vidas das pessoas, dar mais dignidade e cidadania.”

E que vai continuar com as realizações para que o itabirano sinta cada vez mais orgulho de sua cidade.

“Vamos prosseguir com as realizações, principalmente voltadas para as pessoas que dependem ainda mais do serviço público, da saúde, educação, transporte coletivo, assistência social, esporte e lazer”, prometeu, se colocando como solução de continuidade.

Oposições

O seu opositor Marco Antônio Lage (PSB) se apresentou com locução própria conclamando o povo de Itabira para votar no Marco40. E fez homenagem à cidade pelo seu aniversário de emancipação política. “Hoje é um dia muito especial”, disse ele, prometendo apresentar no programa eleitoral ideias e propostas para uma nova política no município.

Marco Antônio Lage com Bernardo Mucida, ex-vereador e cientista político

Propôs realizar com os itabiranos novas ideias e um novo modelo político para construir uma cidade diferente.

“Venham para este abraço itabirano. Dê um presente a Itabira, que merece ser feliz e sustentável, livre, uma cidade de todos”, disse o candidato oposicionista.

Prometeu ainda ser um prefeito dos bairros. “Um prefeito de quatro anos e não de quatro vezes”, disse Marco Antônio, numa alusão à quarta disputa eleitoral do prefeito que busca a reeleição.

Jânio Nunes (PSOL) se apresentou como nascido e criado em Itabira. “Vamos fazer juntos uma cidade melhor para se viver. Por uma Itabira com mais empregos. Por uma saúde eficiente e uma educação de qualidade para todos.”

Jânio Nunes (PSOL) com a candidata a vice Marlene Sampaio

A coligação Itabira em Boas Mãos, que tem como candidato a prefeito Marcinho “da Loteria”, nada apresentou no primeiro dia da campanha eleitoral gratuita no rádio.

Fechando o programa eleitoral do dia, Alexandre “Banana” (PT) também fez a locução, se apresentando como “itabirano de nascimento e de coração, como o saudoso Luiz Menezes (ex-prefeito)”.

Prometeu construir um novo hospital de urgência “para a nossa saúde social”, área em que atuou nos últimos anos como ex-diretor da Diretoria Regional de Saúde e como dentista no hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Alexandre “Banana” (PT): “que o itabirano tenha alimentos de qualidade em suas mesas.”

Disse ter participado das articulações para que fosse implantado o campus da Unifei em Itabira, assim como fez gestão pela vinda do colégio militar Tiradentes.

“Queremos fazer uma administração participativa. Que as pessoas tenham alimentos de qualidade em suas mesas.”

Debates

Com o tempo curto e discursos propagandísticos, o horário eleitoral gratuito no rádio pode servir para o candidato se tornar mais conhecido. Mas representa pouco como contribuição para o eleitor diferenciar as propostas.

Marcinho “da Loteria” não se apresentou no primeiro dia de horário eleitoral gratuito

A expectativa é para que ocorram debates, que possam ser promovidos pelas faculdades itabiranas ou mesmo pela Associação Comercial e Industrial de Itabira, além de outras entidades.

Quanto mais os candidatos debaterem, confrontarem-se no embate das ideias e das diferenças, melhor para a democracia e para a escolha consciente na hora do voto.

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Pingback: Com resultado falso positivo para a covid-19 em teste rápido, exames mais complexos liberam Marco Antônio Lage para a campanha de rua - Vila de Utopia

Deixe um comentário