Não há casos de mortes no Brasil, afirma Anvisa
Ana Paula também citou que o Brasil vive uma “roleta-russa” por conta da aplicação das vacinas — atualmente, a CoronaVac e a da AstraZeneca/Oxford estão em uso. Mas a afirmação também não faz sentido porque, até o momento, não há qualquer registro que relacione as vacinas com eventos adversos graves ou mortes no país, conforme esclareceu a Anvisa.
Em nota divulgada nesta terça-feira (2), a agência informou que não há nenhum caso de óbito conhecido que tenha relação estabelecida com o uso das vacinas para covid-19 autorizadas no país. “As vacinas em uso no país são consideradas seguras. Não houve alteração na relação de risco e benefício deste produto. Já é esperado que pessoas venham a óbito por outros motivos de saúde e mesmo por causas naturais, tendo em vista a taxa de mortalidade já conhecida para cada faixa etária da população brasileira.”
A Anvisa também esclareceu que as notificações sobre vacinas e medicamentos são enviadas para eles, principalmente por profissionais e serviços de saúde, além dos próprios fabricantes que são obrigados a comunicar os eventos suspeitos e que possam ser graves. Estes dados são utilizados como subsídio para o seu processo de monitoramento.
Vacinas são seguras
Você pode confiar nas vacinas, pois elas são seguras, eficazes, reduzem a chance do surgimento de novas mutações, além de fundamentais para controlar a pandemia. O foco da vacinação é evitar que mais pessoas adoeçam, necessitem de internação e morram. Além disso, é um ato coletivo e não individual. Ao se vacinar, você também protege as pessoas ao seu redor, principalmente as que não podem receber a imunização.
1 comentário
Tomara que essa gente volte logo pro esgoto de onde veio.
É uma questão de sanidade mental pro país.